O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), agradeceu, nesta terça-feira, 12, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pelo financiamento dos bancos públicos nos Estados brasileiros, além de elogiar o Programa de Aceleração de Crescimento (PAC).
Durante o anúncio dos recursos, Lula quebrou o protocolo e afirmou que algum governador teria que falar. Ele convidou Tarcísio para discursar, e o governador de São Paulo iniciou a fala de maneira descontraída, brincando com Lula e agradecendo pelos investimentos.
"Acho que o presidente Lula me escolheu porque eu estou levando o maior cheque. Deve ser por isso", brincou. "Mas, de fato, a gente fica muito satisfeito de ver esses projetos viabilizados. O PAC é um instrumento para isso. Projetos importantes para todos os estados que estão aqui presentes, para realização da COP, para infraestrutura do Mato Grosso do Sul, o saneamento lá no Ceará", acrescentou.
Tarcísio mencionou o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e afirmou que os investimentos impulsionarão a compra de materiais de construção, movimentando comércio, indústria e gerando empregos. Ele destacou que, com o empréstimo negociado com o BNDES, São Paulo poderá finalizar um projeto antigo, o trem intercidades, que ligará Campinas a São Paulo.
"Quando a gente estava negociando este financiamento no BNDES, tive oportunidade de conversar com o presidente Mercadante da esperança que isso trazia, um projeto que é muito antigo e que agora está sendo viabilizado. Estamos com leilão marcado para fevereiro e vamos ter o primeiro trem de média velocidade do Brasil fazendo ligação entre essas cidades e com certeza, isso estimula outras cidades a buscar o mesmo caminho. E já estamos estruturando o trem Sorocaba-São Paulo", afirmou Tarcísio.
O presidente Lula, ao falar após Tarcísio, destacou que, independentemente do partido dos governadores, eles representam o mesmo povo que os elegeu.