Tarifa zero começa com reclamações de passageiros e críticas ao prefeito de São Paulo

Ricardo Nunes visitou um terminal para inaugurar programa e recebeu queixas sobre transporte, além de jovem lhe mostrando o dedo do meio

17 dez 2023 - 11h18
(atualizado às 12h36)
Ricardo Nunes tentará a reeleição na capital no próximo ano. Na foto, o prefeito em evento para o lançamento do Plano Estadual do Meio Ambiente, na zona leste de Sao Paulo, em junho
Ricardo Nunes tentará a reeleição na capital no próximo ano. Na foto, o prefeito em evento para o lançamento do Plano Estadual do Meio Ambiente, na zona leste de Sao Paulo, em junho
Foto: Taba Benedicto/Estadão / Estadão

Às vésperas das eleições municipais de 2024, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) lançou neste domingo, 17, a tarifa zero nos ônibus da capital aos domingos. O possível candidato à reeleição visitou o Terminal Santo Amaro, na zona sul de São Paulo, já na madrugada parar dar início ao programa.

Durante a visita, Nunes encontrou pessoas que não conheciam a iniciativa, ouviu reclamações e até foi alvo de gestos obscenos, como um dedo do meio próximo ao seu rosto. As informações são da Folha de S.Paulo.

Publicidade

Para inaugurar o programa, Nunes embarcou no ônibus, que estava cheio de jornalistas, assessores e alguns vereadores, no Terminal Parque D. Pedro 2°, pouco depois da meia-noite. Durante o embarque, duas mulheres do lado de fora protestaram.

Uma delas, que afirmou ser servidora pública, mencionou a acusação feita em 2011 pela esposa de Nunes, envolvendo violência doméstica, ameaça e injúria. Após a exposição na imprensa, Regina Carnovale afirmou não se lembrar de ter registrado um boletim de ocorrência.

No terminal, havia também pessoas que não sabiam da gratuidade dos ônibus aos domingos, e o próprio Nunes se deparou com essa situação, quando desceu do ônibus próximo ao shopping Ibirapuera.

Reclamações sobre os ônibus

Nunes também recebeu algumas críticas sobre os itinerários e a disponibilidade dos ônibus noturnos. Uma passageira mencionou que já passou a madrugada aguardando ônibus no terminal Parque D. Pedro, na região central, para conseguir ir até o terminal A. E. Carvalho, na zona leste de São Paulo.

Publicidade

Em resposta, Nunes afirmou que na madrugada há poucos usuários, mencionando 22 mil pessoas, e questionou a passageira sobre quantas pessoas pegavam ônibus com ela. "Mas, se tem passageiro, a gente vai por ônibus. O Levi [dos Santos Oliveira, que estava no local] é presidente da SPTrans e já vai avaliar isso", prometeu.

Acompanhado de sua equipe, o prefeito voltou ao terminal Santo Amaro em um ônibus lotado de usuários habituais da linha. Ao desembarcar, foi confrontado por um jovem, que apontou o dedo do meio em frente ao seu rosto. O rapaz questionou o prefeito sobre a possibilidade de reeleição e afirmou que Nunes não teria seu voto.

Neste domingo, Nunes pretende realizar um novo percurso de ônibus. O prefeito deve visitar a Vila de Natal Água Espraiada, localizada na zona sul.

A iniciativa de Nunes coincide com o anúncio do governo estadual de São Paulo, liderado por Tarcísio de Freitas (Republicanos), que está aumentando o valor das passagens para metrôs, trens e para a integração entre ônibus e transportes sobre trilhos. 

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações