A cassação do mandato de Deltan Dallagnol (Podemos-PR), deliberada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), subiu em poucos minutos para o primeiro lugar dos assuntos mais comentados do Twitter. Quinze minutos depois da notícia, mais de 30 mil publicações sobre o episódio foram feitas.
Aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que foi preso no âmbito da Operação Lava Jato, comemoraram a decisão contra o opositor político, em manifestações que vão desde ironias com PowerPoint a versículos bíblicos. Por sua vez, o senador e ex-juiz Sérgio Moro (União Brasil-PR), antigo companheiro de trabalho de Dallagnol na Lava Jato, se disse "estarrecido" com a decisão.
A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, disse "Agora Deltan Dallagnol tem um PowerPoint para chamar de seu! Cassado!"
Agora Deltan Dallagnol tem um power point pra chamar de seu! Cassado!
Responde a processos administrativos pendentes como procurador, ou seja, é ficha suja. Também foi condenado pelo TCU por gastos com diárias e passagens na operação Lava Jato.
Eita que dia hein?!
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) May 17, 2023
Outro aliado de Lula, Renan Calheiros (MDB-AL), disse que Dallagnol "delinquiu no MP ávido pelo poder", em referência à atuação do ex-procurador da República em Curitiba.
Deltan Dallagnol delinquiu no MP ávido pelo poder. Para fraudar a lei antecipou a exoneração para fugir da ficha limpa, mesmo com 2 condenações no CNMP - 1 de minha autoria - e 15 processos. A Justiça tarda, mas não falha. O TSE cassou o mandato do pivete ficha suja da Lava Jato.
— Renan Calheiros (@renancalheiros) May 16, 2023
O ministro da Justiça, Flávio Dino, usou um versículo bíblico para comentar a cassação. "Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados."
Sobre julgamento realizado hoje no TSE, lembrei-me de um texto bíblico, que dedico ao presidente @LulaOficial :
"Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados!"
Está em Mateus 5,6.
— Flávio Dino (@FlavioDino) May 17, 2023
AGORA: TSE cassa o mandato do agora ex-deputado Deltan Dallagnol.
Desejo sorte no exame da ordem.
— André Janones (@AndreJanonesAdv) May 16, 2023
Gás, gasolina e Deltan caindo hoje 🤣
— ERIKA HILTON (@ErikakHilton) May 17, 2023
Reações de apoio da Dallagnol
Apesar da celebração de aliados de Lula, houve quem lamentasse a cassação de Dallagnol. O senador Sergio Moro (União-PR) se disse "estarrecido" com a decisão do TSE.
"Estou estarrecido por ver fora do Parlamento uma voz honesta na política que sempre esteve em busca de melhorias para o povo brasileiro. Perde a política", escreveu.
Moro e Dallagnol ganharam fama nacional durante a Operação Lava Jato - o senador, como juiz atuante na investigação e o agora deputado cassado como procurador. Em janeiro, os dois foram questionados sobre seus gastos de campanha, em ações movidas pela federação Brasil da Esperança, que reúne os partidos PT, PV e PCdoB.
É com muita tristeza que recebo a informação da cassação do mandato de deputado federal do @deltanmd . Estou estarrecido por ver fora do Parlamento uma voz honesta na política que sempre esteve em busca de melhorias para o povo brasileiro. Perde a política. Minha solidariedade aos…
— Sergio Moro (@SF_Moro) May 17, 2023