Uma mensagem postada no Twitter do Gabinete Digital, órgão vinculado ao gabinete do governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), causou polêmica na noite de quarta-feira. O responsável por administrar o perfil divulgou um vídeo no qual o jornalista Lasier Martins (PDT), candidato ao Senado, aparece tomando um choque em uma edição da Festa da Uva, em Caxias do Sul, quando ainda era apresentador de TV. O vídeo foi alterado e, no lugar da uva, foi colocada uma imagem do ex-governador Olívio Dutra (PT), que lançou ontem sua candidatura para concorrer com Lasier ao Senado.
Acompanhada da legenda “E não é que teve gente que levou um cagaço com o anúncio da candidatura do companheiro Olívio?”, a mensagem foi postada por volta das 22h, fora do horário de expediente. O vídeo, que há anos é viral nas redes sociais, tornou Lasier conhecido no resto do País.
A postagem foi apagada logo após a publicação. De acordo com gestora de Redes Sociais do Gabinete Digital, Cristina Rodrigues, houve um erro de um funcionário, que queria postar a mensagem de sua conta pessoal, mas estava logado ao perfil do órgão. “Aqui no Gabinete Digital, como em grande parte dos diversos órgãos públicos e privados, os integrantes têm vinculado a seus tablets e smartphones a conta do órgão”, explica.
Segundo ela, ao perceber o erro, o funcionário apagou a publicação. Cristina ressalta que a postagem foi feita fora do horário de expediente. “Estamos avaliando qual será o procedimento que vamos tomar, mas pelo menos uma advertência (ao funcionário) vai ter. O gabinete não tolera que haja esse tipo de procedimento, uma conta que é de um órgão público ser utilizada para campanha eleitoral”, afirma Cristina.
O PT confirmou, na tarde de quarta-feira, a pré-candidatura de Olívio Dutra para o Senado. Além de Lasier, o petista também concorrerá contra Beto Albuquerque (PSB).