Vídeo é desacelerado para mentir que Lula fez discurso bêbado

Fake news circula nas redes sociais; gravação original transmitida pela TV Brasil mostra presidente falando normalmente

28 fev 2023 - 14h31
(atualizado às 14h48)
Posts usam vídeo desacelerado para mentir que Lula discursou bêbado na Bahia
Posts usam vídeo desacelerado para mentir que Lula discursou bêbado na Bahia
Foto: ARISSON MARINHO

Não é verdade que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discursou embriagado em um evento na Bahia, como tem sido disseminado nas redes. Os vídeos que circulam com a falsa alegação tiveram a velocidade de reprodução reduzida: na gravação original, transmitida pela TV Brasil em 14 de fevereiro, é possível perceber que o presidente fala normalmente.

Os vídeos editados acumulam 770 mil visualizações no TikTok e centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta terça-feira (28).

Publicidade

LULA, bêbado, discursa na Bahia . Até os "cumpanheiros" ficam envergonhados com o estado de embriaguez do Molusco.
Vídeo tem velocidade reduzida para fazer crer que Lula discursou bêbado em evento na Bahia
Foto: Aos Fatos

O vídeo de um discurso feito pelo presidente Lula em Santo Amaro (BA), durante o relançamento do programa Minha Casa, Minha Vida, no dia 14 de fevereiro, tem circulado nas redes com a velocidade reduzida para fazer crer que o petista estava bêbado. Na transmissão original, veiculada pela TV Brasil, é possível perceber que Lula fala normalmente.

Durante o evento, foram entregues 2.745 unidades habitacionais e também anunciadas mudanças no programa do governo federal. Nas áreas urbanas, serão atendidas famílias com renda bruta de até R$ 8.000, descontados benefícios temporários, assistenciais e previdenciários.

É uma estratégia recorrente de peças de desinformação desacelerar vídeos para fazer crer que o presidente Lula estaria alcoolizado. Aos Fatos já desmentiu, por exemplo, que o petista teria bebido antes de conceder uma entrevista e até ao gravar vídeos publicados nas redes.

Publicidade

Referências:

1. Governo federal (1 e 2)

2. UOL

3. Aos Fatos (1 e 2)

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações