Imagens que circulam nas redes sociais mostram policiais militares do Batalhão de Choque permitindo a entrada de bolsonaristas no Congresso Nacional, neste domingo, 8. O vídeo foi filmado e compartilhado por um dos apoiadores ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que participava dos atos de terrorismo em Brasília.
O registro mostra um grupo de golpistas invadindo a sede do Legislativo federal, aos gritos de “Eu sou brasileiro com muito orgulho, com muito amor". Na sequência, policiais observam o avanço dos bolsonaristas, de maneira passiva.
Em outro trecho do vídeo, é possível perceber que agentes da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) fazem sinais para que os golpistas sigam para dentro do Congresso.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou a intervenção federal no Distrito Federal contra os atos terroristas que ocorreram em Brasília. Milhares de pessoas invadiram o Congresso, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal na tarde de domingo. O petista classificou o ocorrido como “barbárie”.
A intervenção começou já no domingo e está prevista para durar até o dia 31 de janeiro. O interventor será Ricardo Garcia, secretário-executivo do Ministério da Justiça.
Impeachment para o Ibaneis, @alexandre fez o correto. Terrorismo contra a democracia brasileira. Todos devem responder por seus atos. Neste vídeo os polícias dentro do palácio dando livre acesso aos terroristas Bolsonaristas. @LulaOficial @FlavioDino @gleisi pic.twitter.com/Rf7i979EIl
— FabrIcio Macedo (@FabrIci84333600) January 9, 2023