O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) foi eleito nesta quarta-feira presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras no Senado. A reunião que instalou oficialmente o colegiado também definiu que o senador José Pimentel (PT-CE) será o relator e responsável por elaborar o texto final das investigações sobre denúncias que afetam a estatal, como a compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos.
Dos treze integrantes da CPI, dez são de partidos aliados ao governo e três da oposição. Entre os governistas, estão Valdir Raupp (PMDB-RO), Ciro Nogueira (PP-PI), Aníbal Diniz (PT-AC), Humberto Costa (PT-PE), Acir Gurgacz (PDT-RO), Antonio Carlos Rodrigues (PR-SP) e Gim Argello (PTB-DF). Já a oposição se recusou a indicar seus integrantes e os nomes foram escolhidos ontem pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).
Os tucanos Cyro Miranda (GO) e Lúcia Vânia (GO), além do senador Wilder Morais (DEM-GO) tiveram seus nomes lidos em plenários por Calheiros. No entanto, Lúcia Vânia e Wilder Morais recusaram a função e apenas Cyro Miranda deve permanecer como titular. Como Renan Calheiros também indicou dois suplentes, os senadores Jayme Campos (DEM-MT) e Vicentinho Alves (SDD-TO), a CPI poderá funcionar normalmente.