A Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre entregou 300 chromebooks aos professores presentes na primeira formação de alfabetização deste ano letivo. A cerimônia aconteceu no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa, nesta terça-feira, 14. A entrega dos computadores portáteis faz parte do processo de implementação de tecnologia nas escolas municipais da cidade.
Os chromebooks são computadores portáteis leves e compactos, controlados pelo sistema operacional da Google. Eles serão disponibilizados em estações de tecnologia para os alunos utilizarem nas escolas. Ao todo, serão distribuídos 4 mil equipamentos para todos os professores da rede municipal. O objetivo da prefeitura é oferecer mais recursos tecnológicos e de inovação para que os professores tenham melhores condições de trabalho e, consequentemente, aumentem a qualidade do ensino.
Além dos chromebooks, cada professor presente na formação recebeu um exemplar do livro Alfaletrar, de Magda Soares. A obra literária se conecta diretamente ao conteúdo da primeira formação do ano do programa Alfabetiza+POA. A iniciativa busca garantir os direitos de aprendizagem dos estudantes por meio de uma metodologia de ensino mais eficiente e atualizada, voltada para a formação continuada dos profissionais.
A secretária municipal de Educação, Sônia Rosa, afirmou que a premissa da gestão é levar mais inovação para as escolas, conectando alunos e professores com o que há de mais atual, lúdico e eficaz para o processo de aprendizagem. A entrega dos chromebooks e do livro Alfaletrar faz parte do monitoramento pela alfabetização na idade certa, que visa garantir os direitos de aprendizagem dos estudantes e oferecer aos professores melhores condições de trabalho.
A iniciativa faz parte do compromisso da prefeitura de Porto Alegre em oferecer mais recursos de tecnologia e inovação para a rede municipal de ensino. A entrega dos chromebooks e do livro Alfaletrar aos professores é um passo importante para garantir a formação continuada dos profissionais e melhorar a qualidade da educação na cidade.
Com a informação Prefeitura de Porto Alegre.