Praia, campo, cidade: relembre 10 mortes causadas por raios

Brasil é campeão mundial em incidência de raios; são 130 mortes por ano

30 dez 2014 - 13h59
(atualizado às 14h03)
<p>A cada 50 mortes por raio no mundo, uma é no Brasil</p>
A cada 50 mortes por raio no mundo, uma é no Brasil
Foto: Renato Ribeiro Silva / Futura Press

Na tarde desta segunda-feira, sete pessoas foram atingidas pela descarga elétrica de um raio que caiu nas areias da Praia do Boqueirão, em Praia Grande, litoral sul de São Paulo. Entre elas, quatro - todos da mesma família - morreram. 

Infelizmente, eles não estão sozinhos. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a cada 50 mortes por raio no mundo, uma é no Brasil, o país campeão mundial em incidência do fenômeno. Por aqui, são 130 mortes e 200 feridos por ano. De acordo com o órgão, no entanto, 80% destes óbitos poderiam ser evitados se as pessoas cumprissem as orientações de segurança (como não ficar em praias, campos abertos, varandas, toldos, sacadas e locais próximos de árvores ou cercas durante a ocorrência de chuvas, por exemplo). 

Publicidade

Para reforçar a necessidade de cuidados da população, selecionamos aqui 10 dos principais casos de mortes provocadas por raios que foram noticiadas ao redor do País nos últimos anos. 

Novembro de 2014Três pessoas morrem na zona leste de São Paulo

Uma forte chuva que caiu na capital paulista em uma noite de novembro deste ano matou três pessoas na zona leste. Elas foram atingidas por um raio e entraram em parada cardiorrespiratória. O acidente ocorreu na altura do número 10 da avenida Condessa Elizabeth, no Belém. Uma das vítimas foi socorrida ao hospital e as outras duas receberam massagem no local, porém não resistiram, relataram os bombeiros.

Janeiro de 2014 - Homem morre em garagem de ônibus em SP

Publicidade

Um cobrador de ônibus morreu, em janeiro deste ano, ao ser atingido por um raio na garagem de uma empresa de ônibus em Artur Alvim, na zona leste de São Paulo. Claudinei de Jesus Marques caminhava no pátio, uma área bastante aberta, durante um forte temporal. Segundo especialistas, a chance de ser atingido por uma descarga elétrica durante fortes chuvas em terrenos descampados é de cerca de uma em mil. 

Janeiro de 2014 - Mulher morre no Guarujá pedindo para o filho sair do mar

No mesmo mês, a vendedora Rosângela Biavati, 36, foi atingida por um raio na praia da Enseada, em Guarujá, no litoral paulista, enquanto tentava tirar as crianças do mar por conta de um temporal. A vítima chamava o filho Leonardo, 10 anos, que estava dentro da água com um primo. Ainda na areia molhada, ela recebeu a descarga elétrica que a matou.

Na ocasião, o marido da vítima, Leandro Lopes Santos, 37, reclamou de "estrutura inadequada" para um atendimento de emergência. Um perito da Polícia Científica de Guarujá estimou que Rosângela tenha recebido uma descarga superior a 3 mil volts. No laudo do IML, consta como causa da morte uma parada cardíaca.

Janeiro de 2014 - Casal morre em Bertioga, litoral paulista

Um casal de turistas morreu também em janeiro de 2014 após ser atingido por um raio na cidade de Bertioga, no litoral de São Paulo. A portuguesa Inês Pestana Cruz, 29 anos, e seu marido, Thiago Costa, 31 anos, caminhavam na beira do mar na praia do centro quando uma tempestade teve início.

Publicidade

Bombeiros auxiliaram outros turistas a buscarem abrigo no momento da forte da chuva, mas os europeus estavam longe dos outros banhistas. O casal chegou a ser socorrido, mas nenhum dos dois resistiu ao impacto da descarga elétrica.

Outubro de 2012 - Jovem morre em rave em São Thomé das Letras (MG)

Um jovem de 23 anos morreu em outubro de 2012 após ter sido atingido pela descarga elétrica de um raio durante uma rave em São Thomé das Letras, Minas Gerais. Flávio Muniz de Abreu, do Rio de Janeiro, foi socorrido e levado a um hospital em Três Corações, mas não resistiu.

De acordo com informações da Polícia Militar, pelo menos outras duas pessoas foram atingidas e internadas. Os jovens participavam do festival O Mundo Imaginário.

Janeiro de 2012 - Jovem morre em campo de futebol em Piratininga

Uma pessoa morreu ao ser atingida por um raio em um campo de futebol em janeiro de 2012 na área rural de Piratininga, a 349 km de São Paulo. Elivellton Miranda do Nascimento, 21 anos, jogava futebol com os amigos por volta das 19h30, na chácara Vale dos Pássaros, localizada às margens da rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, que liga Bauru a Marília. No momento não chovia forte e, de acordo com o relato das pessoas que estavam no jogo, o rapaz estava no meio do campo quando recebeu a descarga elétrica direto no peito e caiu morto no mesmo instante.

Publicidade

Devido à força da descarga, outros 13 jogadores também foram lançados ao chão. Uma pessoa que estava mais próxima da vítima teve ferimentos mais graves e precisou ser socorrida até o Pronto Socorro Central (PSC) de Bauru, em estado de choque.

Dezembro de 2011 - Mulher morre em Bangu, na zona oeste do Rio

Uma mulher morreu após ser atingida por um raio na zona oeste do Rio de Janeiro em dezembro de 2011. O incidente ocorreu na rua Catiri, no bairro de Bangu. As informações foram confirmadas pelo 14º Batalhão da Polícia Militar. A vítima morreu no local. 

Fevereiro de 2011 - Homem morre em São José dos Pinhais (PR)

Em fevereiro de 2011, um homem foi atingido por um raio e morreu em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. A vítima, que não foi identificada, caminhava pela rua quando foi atingida pela descarga elétrica. Ele chegou a ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu.

Janeiro de 2011 -  Operário morre no interior de Santa Catarina

Publicidade

No mês interior, um homem de 42 anos morreu atingido por um raio em Jaraguá do Sul (180 km de Florianópolis). Segundo o Corpo de Bombeiros, o operário, que trabalhava em uma construção localizada em um loteamento, recolhia madeiras e materiais da obra que haviam sido arrastados pela chuva ocorrida na última madrugada.

No meio do trabalho, um novo temporal atingiu a cidade e fez com que ele se abrigasse debaixo de um galpão. Logo após sair do local, ele acabou atingido por uma descarga elétrica e morreu na hora. Outros operários da obra, que acompanhavam a vítima, chegaram a ser atendidos por equipes do Corpo de Bombeiros. Nenhum deles se feriu com gravidade.

Janeiro de 2011 - Jovem morre enquanto pescava na Bahia

Um jovem de 19 anos morreu ao ser atingido por um raio em São Francisco do Conde, a 67 km de Salvador, no mesmo mês. O acidente aconteceu quando Denilton de Jesus dos Anjos e outros dois jovens pescavam em uma área vizinha à Refinaria Landulpho Alves (Rlam) na cidade.

Fonte: Terra
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se