Profissionais da imprensa relatam agressões de bolsonaristas

Jornalistas também afirmaram que tiveram celulares roubados

9 jan 2023 - 10h25

Jornalistas e fotógrafos de diversos veículos de comunicação relataram que foram agredidos no último domingo (8) durante a cobertura dos atos de vandalismo de radicais bolsonaristas em Brasília.

Apoiadores radicais de Jair Bolsonaro durante a invasão em Brasília
Apoiadores radicais de Jair Bolsonaro durante a invasão em Brasília
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Além das agressões físicas, vários profissionais da imprensa tiveram seus equipamentos danificados e celulares roubados pelos vândalos.

Publicidade

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF) apontou que pelo menos oito jornalistas foram agredidos durante o quebra-quebra em Brasília.

Alguns profissionais foram obrigados a apagar fotos e vídeos realizados durante a cobertura da insurreição de apoiadores extremistas do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A instituição também relatou que um repórter do jornal O Tempo foi agredido durante a confusão e até teve uma arma de fogo apontada para ele. Já o periódico O Globo mencionou que uma jornalista da New Yorker foi derrubada no chão e agredida com chutes.

"O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal e a Federação Nacional de Jornalistas manifestam seu mais profundo repúdio aos atos golpistas e terroristas ocorridos no domingo e à violência contra profissionais da imprensa, impedidos de realizar seu trabalho com segurança", informou o SJPDF em uma nota. .

Publicidade
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações