Uma propaganda da empresa de cosméticos "O Boticário" em que várias pessoas - incluindo casais homoafetivos - aparecem presenteando seus respectivos amados foi alvo de críticas homofóbicas nas redes sociais e pedido de boicote à empresa. Houve até quem escrevesse no site de reclamações ReclameAqui pedindo a retirada da campanha publicitária do ar. Em nota, a companhia afirmou que incentiva "as mais diferentes formas de amor, independentemente de idade, raça, gênero ou orientação sexual." Até a cantora Daniela Mercury se manifestou.
Veja algumas das reclamações feitas no site ReclameAqui
A resposta da empresa às reclamações
Um dos usuários do ReclameAqui resolveu fazer uma brincadeira com os comentários homofóbicos, invertendo a lógica do preconceito. Ironicamente, publicou um texto em que disse se sentir atacado por imagens de casais heterosexuais demonstrando amor, já que era gay.
De acordo com a página no Facebook "Quebrando o Tabu", uma mensagem de WhatsApp também circulou pedindo que os ofendidos pela propaganda acessassem o vídeo no perfil da marca no Youtube e dessem "dislike", ou indicação de reprovação do conteúdo. "O povo cristão precisa abrir a boca", diz o texto. Às 19h45, o vídeo tinha 74.811 likes e 128.320 "dislikes".
Pelo Twitter, a cantora Daniela Mercury se manifestou a favor da campanha.
Essa campanha do Boticário do dia dos namorados anuncia os novos tempos. Ter Coragem é para poucos!
https://t.co/k483CpHrdo
— Daniela Mercury (@danielamercury)
1 junho 2015
Houve quem fizesse campanha pedindo que outros usuários dessem likes no vídeo disponível no perfil da loja de cosméticos no YouTube.
Dia dos Namorados O Boticário: 97 mil "dislikes" e 33 mil likes. Vamos dar like, minha gente!
http://t.co/ExZeeZDkVO
— Tapioca (@mtapioca)
31 maio 2015
Na mesma rede social, após a repercussão de tweets homofóbicos, muitos internautas se manifestaram a favor da propaganda.
tanta coisa errada no brasil e as pessoa se preocupa com um comercial da boticário que demonstra amor
— joão (@joaotc)
1 junho 2015
QUANDO EU VI O COMERCIAL DA BOTICÁRIO, EU GRITEI, SURTEI, LEMBREI DE LARRY, EU AMEI E FOI UM TAPA NA CARA DA FAMÍLIA TRADICIONAL
#1DForMMVA
— thay *ೃ⋆ (@sexyhoranlips)
1 junho 2015
acha que o comercial d'O Boticário pode influenciar seu filho: seu filho pode até crescer hétero, mas, se puxar o pai, vai ser um babaca.
— Jorge W. (@jotadablio)
1 junho 2015
Comercial no Boticário (aquele que mostra relacionamentos homoafetivos): Likes: 23.838 Deslikes: 76.149 mas no Brasil não existe homofobia
— Aqualeo (@LeoMontalvao)
30 maio 2015
Ficar sem Boticário é fácil. Quero ver ficar SEM TOMAR COCA-COLA, família tradicional brasileira. huahuahuahuahuahua
pic.twitter.com/dvtJZkuS6f
— Celso Dossi (@celsodossi)
1 junho 2015