Citando Papa, Raquel Dodge toma posse como procuradora-geral

18 set 2017 - 08h51
(atualizado às 09h12)
Nova procuradora-geral da República, Raquel Dodge, em Brasília 22/06/2017 REUTERS/Ueslei Marcelino
Nova procuradora-geral da República, Raquel Dodge, em Brasília 22/06/2017 REUTERS/Ueslei Marcelino
Foto: Reuters

Citando um discurso do papa Francisco sobre corrupção, a nova procuradora-geral da República, Raquel Dodge, de 56 anos, assumiu na manhã desta segunda-feira (18) o cargo deixado por Rodrigo Janot. Ela é a primeira mulher no posto, em toda a história do Brasil. "Peço a proteção de Deus para que, nos momentos em que eu for colocada à prova, não hesite", afirmou Dodge, focando seu pronunciamento em dois pontos: coragem e combate à corrupção.

A cerimônia de posse ocorreu em Brasília e contou com a presença do presidente Michel Temer, que embarca ainda hoje para Nova York, onde jantará com o republicano Donald Trump e discursará na Assembleia-Geral das Nações Unidas. Adversário de Dodge, Janot, por sua vez, não compareceu e alegou que não fora convidado.

Publicidade

Ao discursar na cerimônia, Temer alfinetou a nova procuradora e o Ministério Público, advertindo que "a autoridade suprema" é a lei, e não as pessoas que ocupam os cargos. O peemedebista também alertou sobre os riscos de "ultrapassar os limites da lei". "O poder não é nosso, é do povo", comentou Temer, que sempre criticou Janot, acusando-o de desestabilizar a harmonia entre os poderes. Nos bastidores, Dodge é vista como uma pessoa reservada, a qual, diferentemente de Janot, não deverá assumir o protagonismo na condução da Operação Lava Jato - encargo que ficará com o procurador José Alfredo de Paula Silva.

Mestre em Direito pela Universidade de Harvard e no MPF desde 1987, Raquel Dodge foi uma escolha pessoal de Temer para o cargo. A procuradora terá de se equilibrar entre as pressões de Brasília e os grandes casos de corrupção envolvendo políticos.

Veja também

Nave espacial Cassini termina missão de 13 anos em Saturno
Video Player
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se