Rio fechará ciclovia Tim Maia em caso de mau tempo

1 set 2016 - 12h38
(atualizado às 12h40)
Ondas causaram desabamento de parte da ciclovia Tim Maia, em abril, matando duas pessoas
Ondas causaram desabamento de parte da ciclovia Tim Maia, em abril, matando duas pessoas
Foto: Agência Brasil

O trecho da ciclovia Tim Maia - que ligará a orla da Barra da Tijuca a São Conrado - será inaugurado no próximo sábado (3), e a prefeitura do Rio de Janeiro divulgou hoje (1º) os critérios e procedimentos para o fechamento da via em caso de chuvas.

Em 21 de abril deste ano, o outro trecho da ciclovia, ligando o Leblon a São Conrado, desabou e deixou dois mortos durante uma ressaca. Segundo o subsecretário de defesa civil, coronel bombeiro Marcio Motta, o plano apresentado hoje também será usado na outra parte da via e é fruto de um "amadurecimento". Ele admitiu que o protocolo poderia ter evitado a tragédia.

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"Se esse conhecimento nós já tivéssemos - com relação ao comportamento das ondas e a algumas outras questões - obviamente os protocolos já estariam implantados e muito provavelmente o fato [o desabamento] não teria ocorrido", disse Motta. "É um processo de amadurecimento, de evolução e de conhecimento, mesmo que as normas técnicas brasileiras tenham sido totalmente cumpridas para a construção daquele trecho".

O percurso que liga São Conrado ao Leblon ainda não tem previsão para ser reaberto e, segundo a prefeitura, a reinauguração depende da conclusão de estudos do Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias.

Condições marítimas serão monitoradas pela Marinha

O protocolo apresentado hoje pela prefeitura contará com o auxílio de outros órgãos. As condições marítimas serão monitoradas pela Marinha, que vai alertar o Centro de Operações da prefeitura sobre ressacas. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) fará o mesmo se um dia registrar rajadas de vento superiores a 75 km/h.

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Se um desses critérios for constatado, a prefeitura entrará em estado de prontidão e poderá fechar a pista se os ventos superarem os 90 km/h ou se as ondas atingirem  2 metros de altura em períodos de pico iguais ou maiores de 15 segundos.

Nessas circunstâncias, será utilizado plano de contingência da ciclovia, que prevê a utilização de semáforos com sinal vermelho e placas de bloqueio para impedir que ciclistas e pedestres acessem as entradas da ciclovia, na Praia dos Amores e na região onde pousam as asas-delta, na praia de São Conrado. Segundo a prefeitura, os acessos poderão ser fechados em questão de minutos, porque o estado de prontidão deslocará agentes para o local.

O chefe-executivo do Centro de Operações Rio, Pedro Junqueira, disse que as condições climáticas não costumam mudar de forma instantânea. Elas se agravam progressivamente, o que dá ao poder público mais tempo de resposta. "É muito difícil acontecer um dia de calmaria e, de repente, ter um vendaval [com mais de 90 km/h]", afirmou. Ele disse que o Rio nunca registrou ondas que atingissem o Elevado do Joá, onde boa parte da ciclovia de 3,2 km foi construída.

Agência Brasil
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