Senado aprova intervenção federal na segurança do Rio

21 fev 2018 - 07h22
(atualizado às 07h28)
Sessão extraordinária do Senado para votar o decreto de intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro.
Sessão extraordinária do Senado para votar o decreto de intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro.
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O Senado aprovou, por 55 votos a 13 e uma abstenção, o decreto de intervenção federal no Rio de Janeiro para a área da segurança pública. Com a aprovação da medida pelos deputados e, agora, pelos senadores, o governo federal foi autorizado a nomear um interventor no Estado devido ao "grave comprometimento da ordem pública", como solicitado pelo presidente Michel Temer na última sexta-feira (16).

A votação no Senado durou pouco mais de três horas, a metade do tempo utilizado pela Câmara para discutir e aprovar o decreto, por 340 votos a 72, na madrugada de hoje (20). É a primeira vez que a União intervém em um Estado desde 1988.

Publicidade

Durante a sessão, cinco oradores discursaram favoravelmente ao decreto, e cinco contra. Além de questões de ordem para que a votação não ocorresse, a oposição solicitou a criação de uma comissão externa temporária para fiscalizar os desdobramentos da intervenção.

Após a confirmação dos parlamentares, cabe agora ao presidente do Congresso, Eunício Oliveira (MDB-CE), publicar um decreto legislativo referendando o decreto e autorizando a nomeação do general Walter Braga Netto.

Veja também

Inventor britânico converte excremento de cão em energia
Video Player
Agência Brasil
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se