Senador pede que Dilma interceda para libertar brasileira presa na Rússia

7 out 2013 - 20h44
(atualizado às 20h44)
<p>Bióloga Ana Paula Maciel foi detida com outros 29 ativistas da ONG Greenpeace durante protesto na Rússia</p>
Bióloga Ana Paula Maciel foi detida com outros 29 ativistas da ONG Greenpeace durante protesto na Rússia
Foto: Dmitri Sharomov/Greenpeace / Divulgação

O senador Paulo Paim (PT-RS) apelou, nesta segunda-feira, à presidente Dilma Rousseff para que interceda junto ao governo russo e antecipe o retorno da bióloga Ana Paula Maciel, que está presa no país com outros 29 integrantes do Greenpeace por organizar um protesto em uma plataforma petrolífera no Ártico. As informações são da Agência Senado.

Paim disse que a luta pacífica por um ambiente saudável não deveria ser condenada, mas aplaudida. Para ele, a ação do governo russo revela uma tentativa de calar uma rebeldia "saudável" e "necessária" para mudar o mundo para melhor.

Publicidade

"Acabaram presos, estão atrás das grades porque tinham um ideal. Precisamos de mais Anas Paulas e não de prisões para inocentes. É responsabilidade do Estado brasileiro garantir que essas vozes não sejam abafadas", disse o senador.

Paim lembrou que a presidente Dilma também já foi presa por lutar pela democracia. O senador disse acreditar que Dilma, por ter sido uma guerreira que viveu na pele a situação da bióloga Ana Paula, não vai se calar diante dos fatos e vai, dentro dos seus limites, interceder para que ela seja libertada.

"Espero que a presidenta Dilma faça o que for possível, que interceda - este é o meu pedido - junto ao governo russo para que tão logo, o mais rápido possível, devolva ao Brasil essa filha de quem todos nós nos orgulhamos", solicitou.

Publicidade

Fonte: Terra
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações