No primeiro dia útil após a interdição definitiva do elevado Perimetral, na zona portuária do Rio de Janeiro, a Guarda Municipal multou 53 veículos por estacionamento irregular no centro da cidade. Para minimizar o impacto das obras no elevado no trânsito do centro da cidade e incentivar a população a usar o transporte público, a prefeitura retirou mais de 1 mil vagas de estacionamento da região.
De acordo com a Guarda Municipal, o reforço na fiscalização começou na última terça-feira, com ações preventivas nas áreas com restrições de circulação e estacionamento do centro da cidade. Na semana passada, 1.254 veículos foram multados.
Na manhã desta segunda-feira, a interdição do elevado, aliada a uma manifestação e ao rompimento de uma tubulação da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) causaram transtornos aos motoristas que circulavam pela região central do Rio de Janeiro. "Esses dois incidentes, que a gente não esperava, atrapalharam um pouco a nossa primeira avaliação. Mas já podemos garantir que não houve caos no Rio de Janeiro", disse o secretário municipal de Transportes do Rio, Carlos Roberto Osório.
Por volta das 7h30, uma tubulação da Cedae se rompeu na avenida Rodrigues Alves e interditou, por aproximadamente uma hora, uma faixa no sentido centro. Também no início da manhã, uma manifestação de operários interditou uma faixa na avenida Francisco Bicalho, na altura da rodoviária.
Segundo o centro de Operações da prefeitura do Rio de Janeiro, no início da manhã havia retenção na avenida General Luiz Mendes de Morais, na altura do Terminal Henrique Otte, sentido avenida Francisco Bicalho. A situação também era complicada na avenida Brasil, que tinha tráfego intenso no sentido centro, alturas de Ramos, Penha e Caju.
Na Linha Amarela, a lentidão se formou no sentido Barra, da Linha Vermelha até Bonsucesso e da avenida Geremário Dantas até a avenida Ayrton Senna. No sentido centro, a lentidão ia da avenida Geremário Dantas até a Praça do Pedágio.
De acordo com dados dos técnicos da Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio (CET-Rio), a mudança no local fará com que o trânsito fique 30% mais lento na chegada ao centro durante o período de obras.
Uma das alternativas para os motoristas é a Via Binário, inaugurada no sábado. O Terra foi até a nova via, e verificou que os motoristas ainda se confundiam quanto ao acesso. "As pessoas ainda não se acostumaram com essa nova via. Apesar de o local estar bem sinalizado, as pessoas ainda estão um pouco perdidas. Eu mesmo não sabia como acessar essa via Binário", disse o taxista Washington Vieira, acostumado a trafegar pela região.
Por volta das 9h30, poucos veículos circulavam pela Via Binário, ao contrário da avenida Rodrigues Alves, que tinha um trânsito carregado.
Detro previa engarrafamento
O presidente do Departamento estadual de Transportes Rodoviários (Detro), Rogério Onofre, previu ontem que o Rio teria o maior trânsito já registrado no Brasil na manhã desta segunda-feira. Ele chamou a prefeitura de irresponsável por interditar o trecho.
Sobre a declaração, Carlos Roberto Osório afirmou apenas que foi surpreendente. "Não vou ficar aqui comentando o que o presidente de um outro órgão falou, mas foi uma declaração que surpreendeu a prefeitura", disse.
Interdição do elevado da Perimetral
Após interditar definitivamente o trecho do elevado da Perimetral, a prefeitura do Rio de Janeiro deu início à retirada da massa asfáltica da pista. No domingo, o prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes (PMDB), acompanhou os preparativos para a implosão da via.
A interdição do elevado da Perimetral afeta, além dos motoristas, aqueles que pegam ônibus que passam pela região. Para diminuir o fluxo na avenida Rodrigues Alves e minimizar os efeitos do fechamento da via, a Secretaria Municipal de Transportes reorganizou o itinerário de algumas linhas criando uma nova rota, paralela à via Binário do Porto.
O novo trajeto fará a ligação da avenida Rodrigues Alves ao terminal rodoviário Padre Henrique Otte, ao túnel Santa Barbara e ao terminal rodoviário Américo Fontenelle, na Central do Brasil. As mudanças afetam principalmente os itinerários de chegada dos ônibus intermunicipais com destino ao terminal Américo Fontenelle.
A integração dessas linhas com os ônibus municipais, que era feita na avenida Rodrigues Alves junto à rodoviária Novo Rio, passará a ser realizada na rua Santo Cristo, próximo ao terminal Padre Henrique Otte. As demais linhas intermunicipais e as linhas municipais que acessam a praça Mauá e o centro pela avenida Rodrigues Alves não terão seus itinerários alterados.
O terminal Padre Henrique Otte terá alteração operacional na disposição dos pontos finais dos ônibus e ganhará uma terceira plataforma na lateral. Com isso, a capacidade total será ampliada em 50% (de 22 para 33 vagas). As linhas municipais, que acessam o terminal Padre Henrique Otte provenientes da zona sul, também terão seu itinerário alterado, acessando o mesmo pela avenida Cidade de Lima e Via D1.