Militantes do Sindicato dos Rodoviários de Vitória da Conquista (Sintravc) bloquearam a saída de ônibus da garagem da Viação Novo Horizonte, no km 1070 da BR-116, na manhã desta quarta-feira. A categoria reivindica reajuste salarial, ticket-alimentação e extensão do plano de saúde a familiares.
Além do terminal da cidade do sudoeste da Bahia, funcionários da empresa fizeram paralisações também em Brumado, Santa Maria da Vitória e Guanambi. A greve foi interrompida por volta das 11h, quando representantes da Viação Novo Horizonte aceitaram negociar com os trabalhadores na sede do Sintravc, na avenida Santa Helena, no bairro Sumaré . Durante o bloqueio, nenhum ônibus da empresa deixou a garagem e circularam apenas aqueles que vinham de outras cidades, transportando passageiros.
A interrupção das atividades foi iniciada às 4h desta quarta-feira. Segundo o sindicato, uma negociação salarial estava em andamento desde o dia 28 de março, mas a Viação Novo Horizonte não se posicionou a respeito da demanda dos funcionários. O Sintravc informou que chegou a marcar uma reunião com a administração da empresa, mas a equipe alegou motivo de viagem e não compareceu.
Os funcionários reivindicam ticket-alimentação de R$ 300 (benefício não é concedido pela empresa), extensão do plano de saúde aos familiares e reajuste salarial. Em princípio, a categoria pediu um aumento de 15%. O sindicato afirma que foi procurado pela Viação Novo Horizonte, que ofereceu um acréscimo de 6% no valor pago atualmente. A proposta foi rejeitada, mas o índice inicial foi revisto e a categoria passou a pedir 9% de reajuste para todos os trabalhadores da empresa.
O Sintravc afirmou que, após a reunião com representantes da Viação Novo Horizonte, as propostas serão repassadas para os funcionários em assembleia ainda nesta quarta-feira, se possível. O sindicato garante que a prefeitura e a companhia foram notificadas com antecedência sobre a possibilidade de greve, mas a administração municipal não se manifestou.
O leitor Anderson Oliveira, de Vitória da Conquista (BA), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.