TSE decide julgar registro de Lula em sessão desta sexta

Nesta manhã, Ministério Público Eleitoral apresentou parecer pedindo a antecipação do julgamento

31 ago 2018 - 13h27
(atualizado às 14h52)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) colocou o julgamento do registro da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na pauta da sessão extraordinária desta sexta-feira. A pauta da sessão havia sido divulgada inicialmente na noite de quinta-feira sem processos ligados ao ex-presidente, mas nesta manhã o Ministério Público Eleitoral apresentou parecer pedindo a antecipação do julgamento do registro da candidatura.

Publicidade

Na defesa de Lula, apresentada na noite de quinta-feira no final do prazo permitido, os advogados do petista citaram dados da eleição de 2016 segundo os quais a maioria dos candidatos que tiveram registro negado pela Justiça Eleitoral conseguiu reverter a decisão posteriormente.

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva
13/12/2017
REUTERS/Adriano Machado
Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva 13/12/2017 REUTERS/Adriano Machado
Foto: Reuters

Na contestação ao TSE, os advogados do ex-presidente citam ainda a recomendação do Comitê de Direitos Humanos da ONU para que o Estado brasileiro garanta a Lula todos os direitos políticos, como o caso de concorrer à sucessão presidencial.

Mas nesta manhã o vice-procurador-geral Eleitoral, Humberto Jacques de Medeiros, apresentou parecer defendendo a rejeição da candidatura de Lula porque o petista foi condenado por órgão colegiado por crime contra a administração pública, o que o torna inelegível pela Lei da Ficha Limpa.

Plenário do TSE, em Brasília 04/07/2017 REUTERS/Ueslei Marcelino
Foto: Reuters

Além disso, o representante do Ministério Público argumentou que o processo poderia ter seu julgamento antecipado porque não houve pedido de produção de provas.

Publicidade

Lula, que lidera as pesquisas de intenção de voto, foi condenado em segunda instância por corrupção e lavagem de dinheiro no processo do tríplex do Guarujá (SP). O ex-presidente alega inocência e diz ser alvo de perseguição política para impedi-lo de disputar novamente a Presidência.

Veja também

Da cadeia, Lula usa força política para projetar eleição
Video Player
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se