Caso Donald Trump: Entenda o que acontece após acusação criminal contra o ex-presidente

Trump se declarou inocente de todas as 34 acusações; ex-presidente viaja ainda hoje para sua residência na Flórida.

4 abr 2023 - 15h33
(atualizado às 17h18)

O ex-presidente dos EUA, Donald Trump, compareceu ao Tribunal Distrital de Justiça de Manhattan, local onde aconteceu a acusação formal de suborno feita contra ele. Ele foi fichado e, depois disso, levado até a corte. Trump estava em Nova York desde segunda-feira (03).

O ex
O ex
Foto: presidente Donald Trump na entrada do Tribunal de Nova York (Crédito Getty Images) / Perfil Brasil

Diante do tribunal, Trump se declarou inocente das 34 acusações feitas contra ele ligadas ao pagamento de suborno feito a atriz pornô Stormy Daniels para que ela não revelasse uma relação que tiveram em 2016.

Publicidade

A NBC informou que houve pagamentos também a uma outra mulher, Karen McDougal. Também há uma acusação de conspiração, segundo a mesma rede de televisão.

Oficialmente, é a primeira vez que se sabe qual é o número de acusações formais na Justiça que o ex-presidente enfrenta neste processo. A acusação formal é a de número 71543-23, e foi aberta pelo juiz, de acordo com o "New York Times".

A acusação contra um ex-presidente americano é inédita na história do país: nunca um presidente em exercício ou um antigo mandatário enfrentou acusações criminais.

Ainda não é possível saber se  Trump terá uma foto de fichamento. O que a imprensa norte-americana já informou é que há  um acordo para que Trump não seja algemado. Pela primeira vez, o ex-presidente pode analisar as denúncias que recaem sobre ele.

Publicidade

O ex-presidente dos EUA deixou a sala da promotoria e se dirigiu e seguida à sala do juiz na corte de Manhattan.  Ele não falou com a imprensa ao entrar. Seus advogados já estavam lá dentro antes de Trump. Não houve transmissão de vídeo e nem fotos dos procedimentos da acusação formal.

Enquanto se apresentava ao tribunal, Trump teve outra derrota. Ele perdeu recurso no tribunal federal de apelações, tentando impedir que seus conselheiros testemunhassem sobre a invasão do Capitólio. O ex-chefe de gabinete Mark Meadows poderá ser ouvido.

Ele deixou o tribunal às 15h15 (16h15 de Brasília), onde ficou cerca de duas horas. O ex-presidente viaja ainda hoje à tarde para a Flórida. De acordo com a mídia norte-americana, Trump deve fazer um pronunciamento assim que desembarcar.

Donald Trump à frente nas pesquisas

A primeira pesquisa realizada entre possíveis candidatos republicanos após o indiciamento do ex-presidente, mostrou que Trump levaria vantagem sobre o governador da Flórida Ron DeSantis de 26 pontos: 57 a 31. No levantamento anterior, feito há duas semanas, a diferença era de apenas 8 pontos.

Publicidade

* Reportagem em atualização

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações