Cerca de 92% dos brasileiros pretendem comprar presente para o Dia das Mães

Especialista de marketing da Gráfica GIV Online aponta fatores que contribuem para o faturamento nesta data tanto para e-commerces, quanto para lojas físicas

18 abr 2023 - 16h15

O Dia das Mães é uma data sazonal importante para o comércio brasileiro, já que todos os anos essa data proporciona um faturamento representativo na economia do Brasil. Prova disso, são os dados que a Nuvemshop trouxe dessa vez, trazendo um comparativo entre 2021 e 2022. Segundo essa plataforma de e-commerce, a Nuvemshop, o Dia das Mães gerou em 2022 um faturamento de R$ 142 milhões no comércio eletrônico. Esse número representa um aumento de 6,8% quando comparado a 2021. 

Foto: GIV Online / DINO

De acordo com o Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (IFPEAM) aponta que 92% dos consumidores brasileiros pretendem presentear pessoas que representam a figura materna, sejam elas mães, avós, tias, madrastas, esposas ou outras figuras representativas. E dentre as principais intenções de compras são: 29% roupas, calçados e acessórios; 19% perfumes; 12% almoço/jantar em restaurantes; 11% cosméticos; 10% eletrodomésticos; 7% celular; 6% vale-presente; 5% passeio/viagem; 5% eletrodomésticos e 3% procedimentos estéticos. 

Publicidade

Para o E-commerce Brasil é necessário que os comércios estejam atentos às tendências do momento para que a data traga um retorno significativo neste ano. E uma das tendências é o aumento das vendas por meio dos dispositivos móveis. De acordo com o levantamento feito pelo Índice Global de Compras Digitais da Cybersource, solução de gerenciamento de pagamentos digitais da Visa, em parceria com a PYMNTS, o Brasil lidera o ranking dos países que mais utilizam aparelhos celulares para realizar compras online, chegando a atingir uma média de 20% das transações feitas pelo smartphone, enquanto pelo desktop chega a 10%. 

O E-commerce Brasil entende que para essa data é preciso também que as lojas online pensem em estratégias para atrair clientes; tenham o estoque o suficiente de produtos que têm mais procura; atualizar as descrições dos produtos; rever as políticas de envio e devolução e investir em comunicação visual. 

Para o coordenador da Gráfica GIV Online, Rodrigo Barroso, que é especializado em estratégias de marketing, a comunicação visual não deve ser pensada apenas para lojas virtuais. Lojas físicas também precisam pensar antecipadamente em estratégias que atraiam o público para dentro da loja. Por isso, investir em banners promocionais, adesivos e cartazes é uma forma de prospectar clientes e obter vantagens mediante à inúmeras concorrências. 

Rodrigo da GIV Online também acredita que o investimento em brindes de fidelização é um chamariz para a data e as embalagens devem ser escolhidas antes para agregar mais valor ainda ao presente. 

Publicidade

"Antes do cliente decidir pela compra, ele analisa primeiro qual vantagem terá, seja um frete grátis, um desconto e até mesmo um brinde. Então, certamente, entregar um brinde junto ao produto, é um investimento que o lojista verá resultados até mesmo a curto prazo. E a embalagem é um detalhe que gosto muito de enfatizar porque é tão importante quanto o presente a ser entregue. Ela agrega valor e contribui com a experiência do momento", enfatiza o coordenador de marketing da Gráfica GIV Online. 

Website: https://www.givonline.com.br

Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se