Cenas de game circulam como se mostrassem ataque de Israel contra o Hamas

Aos Fatos identificou que o vídeo usado pelas peças de desinformação circula ao menos desde 4 de setembro deste ano

10 out 2023 - 17h52
(atualizado às 18h49)

Não é verdade que uma gravação mostra o momento em que Israel dispara mísseis contra bases do grupo extremista palestino Hamas, como alegam peças de desinformação nas redes. As imagens compartilhadas pelas publicações são, na verdade, registros do jogo de simulação de guerra Arma 3 que estão disponíveis no TikTok ao menos desde setembro.

Publicações com o conteúdo desinformativo acumulavam ao menos 500 mil visualizações no TikTok e 74 mil curtidas no Instagram até a tarde desta terça-feira (10).

Publicidade

Últimas notícias. Com armas de precisão, Israel ataca as bases do grupo terrorista H4m4s
Post enganoso usa imagens do jogo Arma 3 como se fossem registros de um ataque promovido por Israel contra o Hamas 
Post enganoso usa imagens do jogo Arma 3 como se fossem registros de um ataque promovido por Israel contra o Hamas
Foto: Aos Fatos

Publicações nas redes têm usado trechos do jogo de simulação de guerra Arma 3, desenvolvido pela empresa Bohemia Interactive, como se fossem registros de um ataque promovido por Israel contra bases do grupo extremista palestino Hamas. Por meio de busca reversa, Aos Fatos identificou que o vídeo usado pelas peças de desinformação circula ao menos desde 4 de setembro deste ano.

Também é possível ver o mesmo armamento que aparece no vídeo descontextualizado sendo usado por jogadores em outros registros publicados nas redes:

 

Em nota publicada no X (ex-Twitter), a Bohemia Interactive disse lamentar que o Arma 3 esteja sendo usado para disseminar desinformação sobre o conflito no Oriente Médio. A empresa também publicou o link de uma nota postada originalmente em 2022 em que repudia o uso de trechos do jogo para a produção de conteúdo enganoso sobre a guerra na Ucrânia.

Publicidade

Na última segunda-feira (9), Aos Fatos desmentiu outras peças de desinformação que também usavam trechos de Arma 3 como se fossem registros do conflito entre Israel e Hamas. No ano passado, o jogo também foi usado para em publicações enganosas sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia.

O Hamas atacou diversos pontos de Israel ao longo do último fim de semana, em uma ofensiva tratada como uma operação de retomada de território. Desde os atentados, o conflito já vitimou ao menos 1.830 pessoas até o momento. Há dois brasileiros entre os mortos.

Referências:

1. Arma3

2. X (@ArmaPlataform)

3. Bohemia Interactive

Publicidade

4. TikTok (@tknewyork99)

5. G1 (1, 2)

6. Aos Fatos (1, 2)

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações