É falso que o PIB cresceu mais em 8 meses de governo Lula do que em 4 anos de Bolsonaro

4 set 2023 - 16h20

Não procede que o PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil cresceu mais em oito meses de governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) do que nos quatro anos do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), como alegam publicações nas redes. As peças tiram de contexto um trecho da programação da CNN Brasil que compara o crescimento do PIB entre os dois primeiros trimestres do governo Lula. O PIB acumulou uma alta de 5,8% quando somados os quatros anos da gestão de Bolsonaro, e 2,8% até o segundo trimestre do primeiro ano de governo de Lula.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 14 mil curtidas no Instagram e 37,9 mil visualizações na plataforma de vídeos curtos Kwai nesta segunda-feira (4).

Publicidade

Em apenas 8 meses [de governo Lula] o Brasil cresceu mais do que nos 4 anos de Bolsonaro
Print mostra post que engana ao tirar de contexto um trecho do programa CNN Breaking News para alegar que o Brasil cresceu mais em oito meses do governo Lula do que em quatro anos de Bolsonaro, o que é falso
Print mostra post que engana ao tirar de contexto um trecho do programa CNN Breaking News para alegar que o Brasil cresceu mais em oito meses do governo Lula do que em quatro anos de Bolsonaro, o que é falso
Foto: Aos Fatos

Publicações nas redes enganam ao dizer que o PIB brasileiro cresceu mais em oito meses de governo Lula do que em quatro anos do governo Bolsonaro. Os posts tiram de contexto um trecho da programação da CNN Brasil, exibido na última sexta-feira (1°). No vídeo, a jornalista e economista Elaine Bast cita os últimos dados disponíveis do IBGE e diz que o PIB brasileiro cresceu 0,9% no segundo trimestre do governo Lula; no primeiro houve um crescimento de 1,9%. Em nenhum momento, Bast compara o crescimento com a gestão Bolsonaro.

Dados do IBGE mostram que o PIB acumulou nos quatros anos de governo Bolsonaro uma alta de 5,8%. O PIB cresceu nos anos de 2019 (1,2%), 2021 (5,0%) e 2022 (2,9%). Em 2022, no entanto, houve uma queda de 3,3% em razão da pandemia que afetou a economia mundial. Já nos dois primeiros trimestres do governo Lula o crescimento acumulado do PIB é de 2,8% — quase metade do percentual do crescimento acumulado em toda gestão anterior.

O índice cresceu 3,4% em relação ao mesmo trimestre de 2022, sendo que o crescimento acumulado em relação ao quatro trimestres anteriores foi de 3,2%. O PIB é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos por um país, estado ou cidade, geralmente em um ano.

Publicidade

O relatório Focus, documento do Banco Central que reúne as previsões de mais de 130 instituições financeiras, divulgado nesta segunda-feira (4), projeta um crescimento da economia brasileira de 2,56% para 2023. As previsões, no entanto, podem falhar, como já explicado pelo Aos Fatos.

Referências:

1. YouTube

2. IBGE (1, 2, 3, 4, 5 e 6)

3. Banco Central

4. Aos Fatos

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações