É falso que o jornal italiano Ansa divulgou que o filho do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes agrediu o empresário Roberto Mantovani, como afirmam publicações nas redes. Além de a Ansa ser uma agência de notícias, não um jornal, o parágrafo em italiano destacado na imagem compartilhada pelas peças de desinformação diz o oposto — ou seja, que o filho de Moraes foi agredido, não que tenha sido o autor da agressão.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 1.100 compartilhamentos no Facebook e centenas de curtidas no Instagram nesta terça-feira (18). As peças enganosas circulam também no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).
No jornal italiano saiu que o filho do Alexandre de Moraes agrediu Roberto Mantovani. Eu acredito no jornal italiano e não no ditador Xandão
Posts nas redes enganam ao alegar que um jornal italiano divulgou que o filho do ministro do STF Alexandre de Moraes agrediu o empresário Roberto Mantovani no aeroporto de Roma. O texto difundido pelas peças de desinformação é uma montagem com a tradução automática para o italiano de uma notícia publicada originalmente em português pela agência Ansa Brasil, em 15 de julho. A informação foi reforçada em entrevista ao Aos Fatos pelo editor da agência, Lucas Rizzi, que também explicou que a notícia não foi publicada em italiano. Em nenhum momento do texto, em português ou mesmo na tradução feita para o italiano, é dito que o filho de Moraes agrediu uma pessoa.
"Segundo a imprensa brasileira, citando interlocutores da Polícia Federal e do Ministério da Justiça, o filho do ministro chegou a ser agredido fisicamente por um homem identificado como Roberto Mantovani", registra o parágrafo pinçado pelas peças checadas.
A Ansa Brasil é um portal de notícias em português da agência italiana Ansa. A sucursal brasileira informou ao Aos Fatos que não publicou nenhum texto dizendo que o filho do ministro Alexandre de Moraes agrediu um homem na Itália, e que o texto publicado em 15 de julho segue inalterado desde a sua publicação.
Hostilidade. O ministro Alexandre de Moraes relatou à Polícia Federal que ele e seus familiares foram hostilizado por brasileiros no aeroporto de Roma, na sexta-feira (14). O magistrado aguardava um voo para outro país da Europa após participar de uma palestra no Fórum Internacional de Direito, na Universidade de Siena.
Segundo o relato, o empresário Roberto Mantovani Filho teria gritado, empurrado e acertado um tapa no rosto do filho do ministro. Andréia Munarão, mulher de Mantovani, teria se dirigido a Moraes e dito que ele seria "bandido, comunista e comprado". Já Alex Zanatta Bignotto, genro de Mantovani, também teria proferido ofensas contra a família de Moraes. Em nota, o advogado que representa os três suspeitos nega que eles tenham ofendido o ministro e sua família.
Referências:
1. Ansa Brasil
3. Aos Fatos
4. G1