Não é verdade que o governo federal lançou o programa "Brasil Climatizado", em parceria com a LG, para distribuir aparelhos portáteis de ar-condicionado a preços populares. As peças de desinformação que fazem essa alegação compartilham links de sites que imitam a identidade visual da CNN Brasil e usam trechos editados de telejornais para aplicar um golpe em usuários.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta sexta-feira (8) e circulam também no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).
Governo em parceria com a LG lança programa para distribuição de ares condicionados portáteis
Perfis falsos nas redes têm usado a identidade visual da CNN Brasil e trechos editados de seus telejornais, além de cenas do Jornal Hoje, da TV Globo, para alegar que o governo criou um programa em parceria com a LG para distribuir 50.000 aparelhos de ar-condicionado a preços populares. Trata-se, no entanto, de um golpe, uma vez que a iniciativa não existe. Aos Fatos não encontrou qualquer informação sobre a suposta ação em busca no site oficial do Executivo e em reportagens da imprensa.
Os posts redirecionam o usuário ao site noticiadodiabrasil.com, que imita a identidade visual da CNN Brasil. Ali é apresentado um trecho manipulado da edição de 23 de março de 2022 do Jornal Hoje, que insere um áudio falso sobre a imagem do apresentador César Tralli para fazer crer que o jornalista noticiou o último dia de inscrição no "Brasil Climatizado".
No trecho original, Tralli alerta que os índices de cobertura vacinal entre crianças estavam em queda no Brasil. Não há menção sobre a distribuição de aparelhos de ar-condicionado.
Falsificação. Página usa trecho editado de edição do Jornal Hoje, da TV Globo, para aplicar golpe.
O site falso então encaminha o usuário para um chatbot que usa a logo da LG de maneira fraudulenta e solicita CPF e endereço a pretexto de verificar se o usuário está elegível para o programa. Após o envio dos dados solicitados, o robô redireciona para um link de uma plataforma de pagamento que não faz parte dos canais de atendimento da LG, tampouco tem qualquer relação com o governo federal. Nele, o usuário é induzido a pagar aos golpistas uma "taxa popular" de R$ 133,79.
São recorrentes golpes que imitam a identidade visual de veículos de imprensa para enganar usuários. Em setembro, Aos Fatos mostrou como o Facebook tem sido usado para esse tipo de prática, que também explora de maneira indevida iniciativas reais do governo e de empresas privadas.
Referências:
1. Governo Federal (Fontes 1 e 2)
2. Globoplay
3. Aos Fatos