Vídeo corta fala de Bolsonaro para parecer que ele disse que ato em Copacabana pela anistia 'flopou'

NA REALIDADE, EX-PRESIDENTE AFIRMOU QUE IMPRENSA QUE INDICOU BAIXA ADESÃO NA MANIFESTAÇÃO A FAVOR DA ANISTIA DOS ENVOLVIDOS NO 8 DE JANEIRO

31 mar 2025 - 12h17

O que estão compartilhando: que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teria admitido que o ato em prol da anistia aos presos pelos ataques de 8 de Janeiro "flopou" em Copacabana.

O vídeo corta trecho de uma entrevista do ex-presidente para alegar de forma enganosa que ele admitiu baixa adesão de apoiadores à manifestação.
O vídeo corta trecho de uma entrevista do ex-presidente para alegar de forma enganosa que ele admitiu baixa adesão de apoiadores à manifestação.
Foto: Reprodução/Instagram / Estadão

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é enganoso. O vídeo publicado no Instagram tira de contexto um trecho de uma entrevista do ex-presidente. Na realidade, Bolsonaro afirmou que "parte da imprensa fala que Copacabana 'flopou'". Ele depois citou diferentes estimativas de público e apontou que havia um grande público assistindo ao evento online.

Publicidade

Saiba mais: o vídeo é um recorte da entrevista concedida por Bolsonaro logo após se tornar réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado, em 26 de março. O Verifica checou as falas do ex-presidente, que fez afirmações falsas sobre urnas eletrônicas e adversários políticos.

Na íntegra, publicada pelo jornal O Povo no YouTube, Bolsonaro fala aos 38 minutos e 38 segundos que parte da imprensa disse que o ato a favor da anistia realizado em Copacabana "flopou".

O termo usado por Bolsonaro é uma gíria disseminada nas redes sociais que significa que algo fracassou. A palavra é uma adaptação em português do verbo "flop", que significa "fracasso" em inglês.

É falso que Jair Bolsonaro tenha decretado estado de sítio no Brasil

Publicidade

Bolsonaro repete mentiras sobre urnas eletrônicas após virar réu por golpe de Estado

A mobilização ocorrida em 16 de março reuniu 18 mil pessoas, de acordo com pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP). No discurso, Bolsonaro destaca que a Polícia Militar do Rio de Janeiro divulgou estimativa de público de 400 mil - número mais de 20 vezes maior que o estimado pelo Monitor do Debate Público do Meio Digital.

Bolsonaro acrescenta que a organização do evento contabilizou mais de 3,5 milhões de pessoas assistindo ao evento via internet. O Verifica não conseguiu checar esse número.

A AFP Checamos verificou alegação semelhante.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se