O que estão compartilhando: que um vídeo mostra o furacão Milton, que chegou aos Estados Unidos nesta quarta-feira, 9, provocando "formações de nuvens impressionantes" sobre uma praia.
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: o vídeo está fora de contexto. Ele foi gravado na praia de Fort Walton, na Flórida, em junho de 2021. A formação de nuvens foi registrada por turistas e publicadas nas redes sociais (aqui e aqui). Trata-se de nuvens do tipo asperitas. De acordo com o Atlas Internacional de Nuvens, da Organização Mundial de Meteorologia, essas nuvens têm formato de onda, principalmente na parte inferior. A depender da iluminação e da espessura, podem "gerar efeitos visuais dramáticos".
Saiba mais: O conteúdo investigado foi publicado do Threads e obteve mais de 2 mil interações. O Estadão Verifica já investigou outros posts desinformativos sobre a passagem do furacão Milton pelos Estados Unidos.
Mais checagens sobre o furacão Milton
Ao buscar por imagens da praia, foram localizados registros do mesmo píer, o que comprova que as imagens foram mesmo feitas naquele local.