Vídeo foi editado para parecer que publicou vaiou Lula durante apresentação de Fafá de Belém

NA GRAVAÇÃO ORIGINAL, PÚBLICO CANTA MÚSICA 'NOSSA SENHORA' NAS FESTIVIDADES DO CÍRIO DE NAZARÉ, EM BELÉM; ÁUDIO COM VAIAS É DE ABRIL DE 2018

16 out 2024 - 10h45

O que estão compartilhando: vídeo de apresentação da cantora Fafá de Belém, em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Janja aparecem ao lado dela. O público grita: "Lula ladrão, seu lugar é na prisão" e "Lula cachaceiro, devolve o meu dinheiro"

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. Um áudio do dia 3 de abril de 2018 foi inserido sobre imagens das festividades do Círio de Nazaré, em Belém (PA). O evento ocorreu no último domingo e contou com a presença do presidente e da primeira-dama. No vídeo original, o público canta a letra da música Nossa Senhora.

Publicidade

Leitores pediram a checagem deste conteúdo por WhatsApp: (11) 97683-7490.

Saiba mais: O áudio com vaias foi retirado de um vídeo publicado no YouTube do portal de notícias O Antagonista, no dia 3 de abril de 2018. Naquela data, aconteciam manifestações em diversas capitais do Brasil pedindo que o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitasse o habeas corpus de Lula, que evitava sua prisão pela Operação Lava Jato.

No dia 5 daquele mês, o STF rejeitou o habeas corpus de Lula por 6 votos a 5 e o petista foi condenado a 12 anos e um mês de prisão pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) no caso do tríplex do Guarujá. O petista foi solto após um ano e sete meses, depois que o STF declarou inconstitucional a prisão após condenação em segunda instância. Em 2021, as condenações contra Lula foram anuladas depois de o Supremo entender que a Justiça Federal de Curitiba não tinha competência para julgá-lo.

O vídeo que mostra Lula, Janja e Fafá de Belém foi gravado no último domingo, dia 13 de outubro, durante o evento religioso Círio de Nazaré, na capital do Pará. A cantora apresentava a música Nossa Senhora na Varanda de Nazaré e convidou o presidente e a primeira-dama para mais perto do público. No conteúdo original, postado por veículos como o site Poder360, a plateia apenas canta a letra da música.

Publicidade

Como lidar com postagens desse tipo: Há uma mudança no volume e qualidade do áudio quando começam as vaias. Esse é um sinal de que o vídeo foi manipulado. É importante tentar chegar até o registro original pela busca reversa de imagens (veja aqui como fazer) e pela busca por palavras-chave no Google (como Lula, Fafá de Belém e trechos da música).

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se