O que estão compartilhando: postagem compara vídeos da manifestação a favor da anistia dos presos do 8 de Janeiro, ocorrida em 16 de março em Copacabana, no Rio de Janeiro, e do ato contra o perdão dos condenados, organizado em 30 de março na Avenida Paulista, em São Paulo. O ato bolsonarista é mostrado esvaziado e o protesto da esquerda aparece cheio.
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. A gravação apresentada como se fosse um registro da manifestação de 30 de março na realidade foi feita em 29 de maio de 2021, em protesto contra o então presidente Jair Bolsonaro (PL). O mesmo vídeo foi postado naquele dia pelo perfil oficial do PT na plataforma X. Na versão falsa que agora circula nas redes sociais, foram inseridos gritos com as palavras "sem anistia", ausentes na versão original.
As imagens apresentadas como sendo do ato a favor da anistia na realidade foram gravadas antes do início da manifestação no Rio de Janeiro. No pico de movimentação, foram reunidas 18,3 mil pessoas, segundo estimativa de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP). O protesto contra a anistia recebeu 6,6 mil manifestantes, segundo o mesmo cálculo.
Vídeo mostra apresentação em Marcha Transmasculina, não em ato contra anistia na Paulista
Post engana ao comparar vandalismo contra estátua da Justiça em ato antiaborto e no 8 de Janeiro