Vídeo que traz suposta atualização sobre facada contra Bolsonaro é de 2020, não atual

14 set 2023 - 18h02

Não é verdade que a Band veiculou na última segunda-feira (11) uma reportagem que traz novos detalhes sobre o atentado a faca que vitimou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em Juiz de Fora (MG) em 2018. As peças de desinformação que fazem essa alegação tiram de contexto um trecho de uma entrevista veiculada pela emissora em maio de 2020. Em nota, a DPU (Defensoria Pública da União), que presta assistência jurídica a Adélio Bispo de Oliveira, negou que haja novas informações sobre o caso.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam mais de 240 mil visualizações no TikTok e 32 mil compartilhamentos no Facebook até o início da tarde desta quinta (14). A peça de desinformação também circula no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).

Publicidade

A trajetória de Adélio até cometer o atentado contra Bolsonaro. Adélio não era qualquer pessoa. Caiu na TV Brasil 11/09/2023.
Em vídeo, homem afirma ser recente programa de 2020 em que Wassef comenta facada contra Bolsonaro
Em vídeo, homem afirma ser recente programa de 2020 em que Wassef comenta facada contra Bolsonaro
Foto: Aos Fatos

A Band não veiculou reportagem na última segunda (11) que traz novas informações sobre o atentado a faca sofrido por Jair Bolsonaro em Juiz de Fora (MG) durante a campanha eleitoral de 2018, como alega um homem em vídeo que circula nas redes. A peça de desinformação compartilha como se fosse recente um trecho do programa Aqui na Band de 11 de maio de 2020 que traz entrevista com o então advogado de Bolsonaro, Frederick Wassef.

Responsável pela defesa de Adélio Bispo, a DPU informou em nota que desconhece qualquer atualização sobre o caso. Já a PF disse não se responsabilizar por publicações realizadas fora de seus canais oficiais. Em busca na imprensa, o Aos Fatos não encontrou nenhuma reportagem que trouxesse detalhes sobre novas investigações.

Preso em flagrante em 6 de setembro de 2018, Bispo foi investigado em dois inquéritos pela PF, que não encontrou indícios de que o crime tenha sido encomendado. Em maio de 2019, a 3ª Vara Federal de Juiz de Fora informou que o agressor foi diagnosticado com transtorno delirante persistente e que, por isso, era inimputável. Ele foi condenado a internação por tempo indeterminado e se encontra atualmente na Penitenciária Federal de Campo Grande.

Publicidade

Reportagem publicada na Folha de S.Paulo no início de setembro mostra que há atualmente um impasse sobre onde Bispo deve cumprir pena — se na penitenciária em que está ou em um hospital psiquiátrico. O agressor estaria se recusando a tomar remédios e a se submeter a um tratamento adequado para o transtorno com que foi diagnosticado.

Referências:

1. Polícia Federal

2. Na Telinha

3. Band

4. G1 (1 e 2)

5. Folha de S.Paulo (1 e 2)

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se