O nível do lago Guaíba, em Porto Alegre (RS), ficou abaixo dos 5 metros pela primeira vez em 48 horas ao chegar a 4,98 metros na manhã desta quinta-feira (16), segundo medição da prefeitura da capital gaúcha.
Desde a última segunda-feira (13), o rio que corta a capital gaúcha vinha registrando níveis acima dos 5 metros.
Depois de uma queda registrada desde o fim da semana passada, a água no Guaíba voltou a subir nos últimos dias e passou a cair novamente ao longo do dia de ontem (15).
Previsão para nível do Guaíba
Especialistas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) preveem que lago deve se manter acima de 4 metros até o dia 21 de maio, mas o nível elevado da água pode ser prolongado a depender do volume das próximas chuvas.
De acordo com meteorologistas da Sala de Situação do Rio Grande do Sul, o estado deverá receber mais chuvas entre esta quinta (16) e sexta-feira (17).
"A chuva retorna, vindo pelo noroeste e norte gaúcho, passa pelo centro e vai até a região nordeste. Ou seja, em todas essas áreas, as chuvas retornam a partir da tarde. Os volumes variam de 20 a 40 milímetros ao longo desta quinta-feira", informou a previsão.
O nível recorde registrado no Guaíba em toda a história foi alcançado nos dias 5 e 6 de maio deste ano, quando o lago atingiu 5,33 metros. Até então, o recorde era o da histórica enchente de 1941: entre 4,75 e 4,76 metros. Para efeito de comparação, a cota de alerta do Guaíba é de 2,5 metros, enquanto a de inundação é de 3 metros.
Bom dia, Porto Alegre! Baixamos dos 5m! Ainda são 2m acima da cota de inundação, mas o nível segue baixando gradativamente. 🙏
📏 Cais Mauá
📍Cota atual: 4,98m
Cota de Alerta: 2,5m
Cota de Inundação: 3m pic.twitter.com/VTpNwVkrD5
— Porto Alegre (@Prefeitura_POA) May 16, 2024