A madrugada de 26 de abril foi a mais fria deste ano até agora em Brasília. A temperatura mínima foi de 14,7°C, pela medição do INMET- Instituto Nacional de Meteorologia. O recorde anterior era de 16,1°C, em 16 de março.
A queda da temperatura foi em sentida em todo o Distrito Federal e alguns locais registraram marcas mais baixas do que a de Brasília.
Confira as temperaturas mínimas no Distrito Federal em 26/4/2020, segundo o INMET
Brasília: 14,7°C
Gama/Ponte Alta: 12,9°C
Paranoá (COOPA): 14,4°C
Águas Emendadas: 15,2°C
Brazlândia: 16,2°C
Foto de Wilan Nascimento, Brasília (DF)
Por que esfriou mais?
Como foi previsto, uma grande massa de ar seco se estabeleceu sobre o Centro-Oeste e sobre o Sudeste do Brasil no último fim de semana de abril. Isto fez com que a nebulosidade e a disponibilidade de umidade diminuíssem muito sobre Goiás e sobre o Distrito Federal. A falta de nuvens durante a noite na madrugada do domingo, 26 de abril, acentuou o resfriamento noturno na região de Brasília e por isso houve uma queda da temperatura mais intensa.
Centro-Oeste tem semana seca
Esta grande massa de ar seco vai predominar sobre o Centro-Oeste do Brasil nos próximos dias. O mês de abril deve terminar ensolarado e sem condições para chuva na maioria das áreas do Centro-Oeste. O sol forte, calor e ar seco predominam em todas as capitais do Centro-Oeste ao longo desta semana.
Onde pode chover?
Para esta segunda-feira, 27 de abril, só há previsão de pancadas de chuva a partir da tarde para alguns locais do norte e do noroeste de Mato Grosso, regiões próximas do Pará, do Amazonas e de Rondônia.
Na terça, 28, e na quarta-feira, 29 de abril, a chance de alguma chuva no Centro-Oeste é ainda menor. Algumas poucas pancadas poderão ocorrer na divisa de Mato Grosso com Amazonas e Rondônia.
Já para a quinta-feira, a umidade aumenta na faixa oeste/noroeste de Mato Grosso e há chance de pancadas de chuva a partir da tarde.
Secura do ar
As noites ficam amenas esta semana no Centro-Oeste, mas a maior parte do dia será seco e quente.
A população deve ficar atenta para a queda da umidade no ar nos próximos dias. Em muitas áreas da Região Centro-Oeste, a umidade relativa do ar vai baixando no decorrer da semana e deve atingir índices de 20% a 30% nas horas mais quentes do dia.
O ar seco é um fator de agravamento de problemas respiratórios!