Com a diminuição da nebulosidade e o afastamento do ar polar, o Sul do Brasil esquentou rapidamente nos últimos dias. Nesta quinta-feira, 10, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 34,2°C em São Luiz Gonzaga no oeste do Rio Grande do Sul, (RS), 34,0°C em Urussunga, no sul de Santa Catarina e 36,6°C em Campina da Lagoa, no oeste do Paraná.
Nas capitais, a temperatura chegou a quase 32°C em Porto Alegre e ficou em entre 26°C e 27°C em Florianópolis e em Curitiba.
A tendência é de mais calor no Sul do Brasil até o sábado, 12 de outubro, e também de retorno das pancadas de chuva por causa da chegada da uma nova frente fria.
Sexta-feira muito quente
Todo o Sul do Brasil fica mais quente nesta sexta-feira, 11 de outubro. Temperaturas entre 36°C e 38°C poderão ser observadas em áreas dos três estados.
A previsão é de um dia ensolarado, com poucas nuvens e sol forte desde as primeiras horas da manhã. No período da tarde, o sul do Rio Grande do Sul, região onde estão Pelotas e Bagé poderão ter pancadas de chuva, mas que não devem se prolongar por muitas horas.
Foto de Suelen Steffens, Joinville (SC)
Ar seco
O aumento do calor faz o ar ficar mais seco. A população da Região Sul deve ter atenção com a secura do ar nos próximos dias. Até o domingo, 13, índices de umidade no ar entre 15% e 20% devem ser observados por várias horas durante a tarde nas regiões mais quentes do Sul do Brasil.
Pancadas de chuva no fim de semana
O fim de semana será com sol forte e muito calor no Sul do Brasil. No sábado, 12, a temperatura deve subir um pouco mais do que na sexta-feira aproximando-se mais da marca dos 40°C em áreas do interior da Região.
No sábado,12, algumas pancadas de chuva podem ocorrer à tarde ou à noite no sul do Rio Grande do Sul, na fronteira com o Uruguai. Não tem previsão de chuva para as capitais.
No domingo, 13, uma frente fria vai avançar pelo litoral chegando ao sul de Santa Catarina. Isto vai aumentar a nebulosidade e as condições para chuva especialmente sobre o Rio Grande do Sul. Há risco de chuva forte para o centro-sul gaúcho.
A nebulosidade aumenta sobre Porto Alegre, mas ainda não deve chover. As demais áreas do Sul do Brasil terão predomínio de sol e calor no domingo.
Atenção na segunda-feira, 14
Grandes áreas de instabilidade se espalham sobre o Sul do Brasil na segunda-feira, 14 de outubro, e volta a chover em todos os estados. Pode chover forte nos três estados.