A bronquiolite é uma doença respiratória que afeta principalmente bebês e crianças até dois anos. Na maioria das vezes é causada pelo vírus sincicial respiratório, embora outros vírus também possam ser responsáveis. Nesse período do ano a incidência aumenta e, por isso, o vice-presidente da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS), Dr. Marcelo Porto, destaca que a rapidez no atendimento pode prevenir a evolução da doença para estágios mais graves, garantindo um tratamento eficaz e a proteção das crianças.
"A bronquiolite pode variar de quadros leves a graves. Identificar sinais de dificuldade respiratória, como respiração acelerada e trabalhosa, retração subcostal (afundamento abaixo das costelas) e retração supraesternal (afundamento na região do pescoço), é essencial para buscar atendimento médico imediato", afirma
Os sintomas incluem corrimento nasal, tosse, sibilos e dificuldade para respirar. Durante o inverno, os casos de bronquiolite são ainda mais frequentes no Rio Grande do Sul, tornando fundamental que os pais estejam informados e preparados para agir rapidamente. A SPRS recomenda que ao sinal de dificuldade respiratória o bebê ou criança seja levado a consulta imediata com o pediatra, seja em emergências pediátricas ou em consultórios.
*Com a informação SPRS/Assessoria