Uma remessa de doses da vacina contra covid19 da AstraZeneca/Oxford chegou ao Brasil na manhã desta terça-feira (23). A carga com dois milhões de imunizantes desembarcaram no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.
Apesar disso, o material deve ser enviado para o Rio de Janeiro, chegando pelo Aeroporto Internacional do Galeão. De lá, as doses serão encaminhadas para o laboratório da Bio-Manguinhos/Fiocruz.
As vacinas, produzidas pelo Instituto Serum, na Índia, vieram da cidade de Mumbai e chegaram por volta das 6h30 (horário de Brasília) em território nacional, depois de fazer uma escala em Dubai.
Antes da distribuição, que está prevista para a madrugada desta quarta-feira, os imunizantes passarão por uma conferência de temperatura e integridade, serão etiquetadas em português e terão amostras enviadas para análise e liberação pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde da Fiocruz.
De acordo com o Ministério da Saúde, mais dois lotes da vacina estão para chegar na próxima semana. Dessa forma, é esperada a produção de 12 milhões de doses produzidas pela Fiocruz em parceria com a Oxford/AstraZeneca.
“A iniciativa de importar mais doses é parte de uma estratégia paralela à produção de vacinas no Brasil, com o objetivo de aumentar a oferta de imunizantes frente ao quadro epidemiológico da covid-19 no País”, disse a pasta em nota publicada hoje.