O Brasil registrou nesta terça-feira 305 novos óbitos por covid-19, com o número de vítimas fatais da doença no país alcançando 614.681, divulgou o Ministério da Saúde.
Também foram contabilizados 9.710 novos casos de coronavírus, com as infecções totais alcançando 22.094.459, informou a pasta.
Em termos absolutos, o Brasil é o segundo país com maior número de mortes pela doença, atrás somente dos Estados Unidos, e o terceiro em contagem de casos, abaixo de EUA e Índia.
Em meio ao avanço da campanha de vacinação, contudo, os números da pandemia têm diminuído na média das últimas semanas.
Dados do consórcio de imprensa
De acordo com os dados do consórcio de veículos de imprensa, o Brasil registrou 326 mortes por covid-19 nesta terça-feira. Se somado o total de óbitos desde o início da pandemia, já são 614,7 mil vítimas da doença no País. A média móvel semanal, que elimina as distorções entre dias úteis e fim de semana, é de 231.
Não houve registro de óbitos pela infecção no Estado de Sergipe. O Distrito Federal não realizou atualizações nesta terça em razão do feriado local. Também não há dados do Acre, porque o sistema está fora do ar.
Os novos casos notificados da doença ficaram em 10.161, segundo o balanço. O País chegou total acumulado de 22.093.195 casos da infecção desde março de 2020, quando começaram a ser contabilizados. A média móvel de casos nos últimos sete dias é de 7.781.
Os dados diários são reunidos pelo consórcio de veículos de imprensa, que é formado por Estadão, G1, O Globo, Extra, Folha e UOL, em parceria com 27 secretarias estaduais de Saúde, em balanço divulgado às 20 horas.
O balanço de óbitos e de casos é resultado da parceria entre os seis meios de comunicação que passaram a trabalhar, desde 8 de junho do ano passado, de forma colaborativa para reunir as informações necessárias nos 26 Estados e no Distrito Federal. A iniciativa inédita é uma resposta à decisão do governo Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia, mas foi mantida após os registros governamentais continuarem a ser divulgados.
*Com informações do Estadão Conteúdo