O número diário médio de casos de covid-19 na Inglaterra dobrou em uma semana, mostrou um levantamento de infecções do Escritório de Estatísticas Nacionais (ONS) nesta sexta-feira, aumentando o temor de que a epidemia esteja voltando a crescer exponencialmente.
O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, está tentando combater uma segunda onda de covid-19 com medidas locais na tentativa de evitar outro lockdown nacional.
Mas, segundo a estimativa do ONS, os casos novos de covid-19 na Inglaterra estavam em cerca de 17.200 por dia na semana encerrada em 1º de outubro -- na semana anterior essa média foi de 8.400 por dia.
A especificação dos números diários do ONS mostrou que, em 1º de outubro, os casos estimados haviam subido para 21.300.
O ONS procura estimar os números de infecções na comunidade indo além daqueles que já foram examinados, oferecendo uma estimativa de prevalência que não é afetada pela capacidade de realização de exames.
Aproximadamente 224.400 pessoas da Inglaterra tiveram covid-19 na última semana, ou uma em 240, um aumento de 92% de infecções na comparação com a semana anterior.
Ainda nesta sexta-feira, o ministro das Finanças, Rishi Sunak, delineará medidas adicionais de apoio ao emprego para setores que podem ter que fechar nas próximas semanas em resultados de lockdowns locais.