China faz apelo para que EUA cumpram obrigações com OMS

Donald Trump anunciou a suspensão do financiamento da entidade na terça-feira

15 abr 2020 - 09h11
(atualizado às 09h42)

A China fez nesta quarta-feira um apelo aos Estados Unidos para que cumpram as obrigações com a Organização Mundial da Saúde (OMS), depois de o presidente norte-americano, Donald Trump, suspender o financiamento por causa da maneira como a entidade tratou a pandemia de coronavírus.

Pequim 15/4/2020 REUTERS/Thomas Peter
Pequim 15/4/2020 REUTERS/Thomas Peter
Foto: Reuters

Indagado em um briefing diário se a China irá cobrir a lacuna de financiamento deixada pelos EUA, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian, não se comprometeu.

Publicidade

"A China analisará questões relevantes de acordo com as necessidades da situação", disse.

Os Estados Unidos são o maior doador para a OMS, sediada em Genebra, contribuindo com mais de 400 milhões de dólares em 2019, cerca de 15% do orçamento.

Zhao declarou que a pandemia, que infectou quase 2 milhões de pessoas no mundo todo, está em um momento crítico e que a decisão dos EUA afetará todos os países do mundo.

"Essa decisão enfraquece a capacidade da OMS e prejudica a cooperação internacional na proteção contra a pandemia. Todo país no mundo é afetado, incluindo os EUA e especialmente aqueles com capacidades frágeis",afirmou. "Fazemos um apelo para que os EUA sinceramente cumpram com seus deveres e obrigações", acrescentou.

Publicidade

Veja também:

Por que usar máscara contra a covid-19? Médico responde
Video Player
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações