Conecte SUS volta a exibir dados após ficar indisponível

Invasão hacker ao site do Ministério da Saúde na madrugada de 10 de dezembro também afetou outras plataformas

27 dez 2021 - 10h04
(atualizado às 10h25)

Depois de ficar indisponível por quase duas semanas, o Conecte SUS voltou a exibir aos usuários os comprovantes de vacinação contra a covid-19. Apresentando instabilidades, o aplicativo foi restabelecido na quinta-feira, 23. Testado pelo Estadão na manhã desta segunda-feira, 27, já estava funcionando normalmente. Uma nova atualização do aplicativo também já está disponível para Android e iOS.

O aplicativo Conect Sus voltou a funcionar
O aplicativo Conect Sus voltou a funcionar
Foto: Reprodução do site do Ministério da Saúde / Estadão

No último dia 10, o site do Ministério da Saúde foi invadido e saiu do ar. Plataformas como o Painel Coronavírus, o e-SUS Notifica, o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI) e o Conecte SUS também foram atingidas. O Lapsus$ Group assumiu a autoria do ataque cibernético.

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Nas redes sociais, diversas pessoas demonstraram preocupação com o desaparecimento de seus dados. O governo federal, no entanto, afirmou que não houve perda de dados.

O bloqueio trouxe problemas para quem buscava recursos como o comprovante de imunização contra a covid-19, que passou a ser solicitado no dia seguinte à invasão aos viajantes internacionais na chegada ao País.

Enquanto o sistema nacional esteve fora do ar, aqueles vacinados na capital paulista puderam recorrer à Plataforma da Saúde Paulistana (e-saúdeSP). Entre outras funcionalidades, a ferramenta traz os dados de imunização do usuário.

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