Consumo de energia no Brasil deve cair 0,9% em 2020 com coronavírus, diz ONS

27 mar 2020 - 18h22
(atualizado às 18h28)

O consumo de energia elétrica no Brasil deve recuar 0,9% em 2020, em meio a efeitos da pandemia de coronavírus sobre a demanda, projetaram nesta sexta-feira o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a estatal Empresa de Pesquisa Energética e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Torres e linhas de transmissão de energia na região de Marabá (PA) 
30/03/2010
REUTERS/Paulo Santos
Torres e linhas de transmissão de energia na região de Marabá (PA) 30/03/2010 REUTERS/Paulo Santos
Foto: Reuters

A previsão marca importante virada frente às expectativas anteriores, que apontavam para crescimento de 4,2% no consumo, o que se confirmado seria o melhor desempenho desde 2013.

Publicidade

"Em decorrência da adoção de quarentenas em diversas regiões do país, a atividade econômica teve recuo significativo. A projeção do Produto Interno Bruto (PIB) foi revista para zero, o que influencia diretamente no consumo de energia", afirmaram os órgãos do setor elétrico em nota.

"A carga, que estava inicialmente prevista para ser de 70.825 megawatts médios, agora está estimada em 67.249 MW médios", acrescentou.

A carga de energia do sistema elétrico interligado do Brasil deve ter recuo de 8,1% em abril, apontou mais cedo o ONS.

Desde o agravamento da epidemia no Brasil, em meados deste mês, medidas de isolamento adotadas por governos e prefeituras têm levado a carga de energia a registrar durante a semana níveis geralmente vistos aos sábados e domingos antes da disseminação do vírus, conforme reportou a Reuters, nesta semana.

Publicidade
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações