Depressão é um dos fatores de risco para Covid longa, diz estudo

Casos de sofrimento psicológico, como depressão e ansiedade, aumentam o risco para síndrome da Covid longa em até 50%

11 set 2022 - 11h08
Depressão covid
Depressão covid
Foto: Alto Astral

Depressão, ansiedade, estresse e solidão são fatores de risco maiores que a obesidade para a síndrome da Covid longa, persistência dos sintomas da Covid-19 por ao menos três meses após a infecção. A conclusão é de um estudo realizado pela Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, publicado na revista científica JAMA Psychiatry. 

Estima-se que mais de 350 milhões de pessoas no mundo têm depressão
Foto: Shutterstock / Alto Astral

O estudo analisou dados de três pesquisas conduzidas entre abril de 2020 e novembro de 2021, com mais de 54 mil pessoas. E, assim, pôde relacionar os relatos de sofrimento psicológico anteriores à infecção da Covid-19 à prevalência dos casos da síndrome da Covid longa.

Publicidade

Dessa forma, os pesquisadores descobriram que, entre os indivíduos com depressão, a incidência dos sintomas duradouros foi 32% maior. Entre os com ansiedade, o aumento foi de 42%. Os que relataram estresse tiveram risco 46% maior para Covid longa; e os que informaram quadros de solidão, 32%.

Ainda segundo os resultados do estudo, voluntários com dois ou mais tipos de sofrimento psicológico possuem 49% de chance de desenvolver sintomas prolongados da Covid-19 mesmo após a contaminação.

Lembrando que setembro é o mês de combate e prevenção ao suicídio, campanha conhecida como "Setembro Amarelo". Por isso, se você ou alguém do seu círculo social está passando por problemas emocionais e psicológicos, não hesite em buscar ajuda profissional, viu?

Além de atendimento gratuito pelo Sistema Único de Saúde, o SUS, você também encontra apoio no Centro de Valorização da Vida (CVV). A organização conta com voluntários que estão prontos para te ajudar através do telefone 188 ou pelo site do CVV.

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se