Os Estados Unidos bateram um novo recorde de casos diários do coronavírus Sars-CoV-2 e registraram 217.664 contágios na última quinta-feira (3), segundo o monitoramento da Universidade Johns Hopkins.
Um dia antes, o país já havia batido recorde de mortes para um período de 24 horas, com 3.157 vítimas. Até o momento, os EUA contabilizam quase 14,1 milhões de casos e cerca de 276,4 mil mortes na pandemia.
Isso representa cerca de 20% dos contágios e óbitos registrados em todo o mundo, embora os Estados Unidos tenham cerca de 4% da população do planeta. Além disso, o país contabiliza pouco mais de 100 mil pacientes hospitalizados no momento com Covid-19, maior número já registrado desde o início da pandemia.
Desde que foi derrotado por Joe Biden nas eleições de 3 de novembro, o presidente Donald Trump não fala mais no combate ao novo coronavírus nem anuncia medidas para controlar os contágios ou proteger a economia.
Suas declarações ao longo do último mês se concentraram em denunciar alegadas fraudes no processo eleitoral, embora até agora ele não tenha apresentado nenhum indício de suas acusações.