O Facebook removeu contas vinculadas a um grupo contrário a medidas de isolamento social na Alemanha e anunciou uma iniciativa contra campanhas coordenadas por usuários que causem danos dentro e fora de suas plataformas.
A empresa tem trabalhado nos últimos meses para combater "danos sociais coordenados", afirmou o diretor de políticas de segurança, Nathaniel Gleicher, na quarta-feira, 15.
Gleicher afirmou que estas campanhas normalmente envolvem redes altamente organizadas de usuários reais que sistematicamente violam as políticas da rede social para causar danos.
O Querdenken é um movimento que protesta contra medidas de isolamento impostas na Alemanha.
O Facebook afirma que a rede operada por indivíduos associados ao Querdenken publicou informações mentirosas sobre temas de saúde, além de discurso de ódio e que tem incitado a violência. A empresa também afirmou que o grupo é vinculado a atos de violência física fora da plataforma e danos sociais relacionados à pandemia.
Representantes do Querdenken não comentaram o assunto.
O Facebook, porém, afirmou que não está proibindo o Querdenken de suas plataformas. A empresa afirmou que bloqueou os domínios do grupo de serem compartilhados e derrubou menos de 150 contas do Facebook e do Instagram.