Mandetta: "Em abril o sistema de saúde entrará em colapso"

Ministro da Saúde diz que estuda interrupção de transportes para evitar cenário em que número de leitos seja insuficiente

20 mar 2020 - 16h02
(atualizado às 16h27)
Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta
11/03/2020
REUTERS/Adriano Machado
Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta 11/03/2020 REUTERS/Adriano Machado
Foto: Reuters

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou nesta sexta-feira (20), que até o final de abril o sistema de saúde brasileiro pode entrar em colapso pela epidemia do novo coronavírus. "Claramente, em final de abril nosso sistema de saúde entra em colapso. Colapso é quando você tem dinheiro, mas não tem onde entrar (nos hospitais)", afirmou, Mandetta, ao lado do presidente Jair Bolsonaro. Eles participaram de videoconferência com empresários sobre medidas de enfrentamento ao coronavírus.

O ministro disse que pretende atuar para tentar evitar esse provável cenário. "A gente está modelando para ver se trabalhamos com algumas interrupções, segurando o máximo dos idosos que são quem leva ao colapso do sistema", afirmou.

Publicidade

Mandetta disse que o padrão de transmissão do vírus é "muito competente". De acordo com ele, a curva de transmissão do novo coronavírus ainda vai iniciar nos próximos 10 dias e o aumento de casos deve ter subida rápida em abril, maio e junho. O ministro previu a queda da curva de infecção só em setembro.

Como brasileiros na Europa vivem isolamento por coronavírus
Video Player
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações