O que é a 'fadiga da pandemia' e como é possível combatê-la, segundo a OMS

Relatório reconhece exaustão diante da pandemia, mas destaca importância da manutenção de medidas preventivas.

6 out 2020 - 17h20
(atualizado às 17h23)
Fatiga da pandemia: você também está sentindo?
Fatiga da pandemia: você também está sentindo?
Foto: Getty Images / BBC News Brasil

A covid-19 está cobrando um alto preço emocional em toda a Europa, gerando níveis crescentes de apatia em algumas populações, alerta a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Uma pesquisa recente da organização estima que essa "fadiga da pandemia" chega a 60% da população em alguns grupos.

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Muitas pessoas estão se sentindo menos motivadas a seguir comportamentos preventivos depois de conviver por meses com alterações na rotina e incertezas, diz a OMS.

Apesar de cansadas, as pessoas devem manter os esforços para combater o vírus, diz o documento — lavando as mãos, cobrindo o rosto com máscaras e adotando o distanciamento social.

O coronavírus continua se espalhando pelo mundo, com mais de 35 milhões de casos confirmados em 188 países e mais de um milhão de mortes.

O médico Hans Henri Kluge, diretor regional da OMS para a Europa, diz que o cansaço é esperado nesta fase da crise.

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"Desde que o vírus chegou ao continente europeu, há oito meses, os cidadãos fizeram enormes sacrifícios para conter a covid-19."

"O custo foi altíssimo, algo que esgotou todos nós, independentemente de onde vivemos ou do que façamos. Nessas circunstâncias, é fácil e natural sentir-se apático e desmotivado, sentir cansaço."

"Acredito que seja possível revigorar os esforços para enfrentar os desafios em evolução da covid-19."

Kluge aponta estratégias para nos colocar de volta aos trilhos, colocando o senso comunitário no centro da questão:

Cinema flutuante em Tel Aviv, Israel; este é apontado como exemplo bem-sucedido de conciliação entre prevenção e demandas sociais
Foto: REUTERS/Ronen Zvulun / BBC News Brasil

O médico destacou como exemplos bem sucedidos desta adaptação as celebrações virtuais do Ramadã e a criação de cinemas flutuantes.

O Reino Unido faz sua própria pesquisa regular com cerca de 2.200 adultos sobre a covid-19 e comportamentos sociais.

Os dados mais recentes indicam que:

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