O principal especialista em emergências da Organização Mundial da Saúde (OMS) disse nesta sexta-feira que os governos da Europa precisam adotar ações decisivas para conter a transmissão do coronavírus, inclusive limitando aglomerações, para evitar mais lockdowns prejudiciais.
A Europa passou de 100 mil casos diários relatados de covid-19 pela primeira vez na quinta-feira, e países como Rússia e Reino Unido não viram trégua no número crescente de infecções em nenhum dos últimos cinco dias.
"Não há novas respostas. Sabemos o que precisamos fazer", disse Mike Ryan em uma entrevista coletiva em Genebra.
"É duto ver muitos países da Europa testemunhando um aumento rápido de casos, e os governos têm que adotar ações decisivas para tentar acabar com a transmissão."
Populações mais idosas e outros grupos vulneráveis com maior probabilidade de sofrer doenças graves precisam ser protegidos, acrescentou.
O distanciamento físico, o uso de máscaras e uma ventilação adequada continuam sendo essenciais, disse Ryan. "Precisamos ser muito, muito cuidadosos com qualquer forma de aglomeração que aproxime as pessoas em espaços apertados."
Ainda nesta sexta-feira, a OMS relatou um aumento diário recorde de casos globais de coronavírus, com 350.766 infecções em 24 horas.