Os organizadores da Olimpíada de Tóquio alertaram os participantes credenciados no evento com o pedido que os mesmos não visitem restaurantes que abrem após as 20h ou servem bebidas alcoólicas, alegando "grave risco à reputação" dos envolvidos, segundo destacaram em nota oficial.
O Japão declarou estado de emergência para a capital do país durante a realização da Olimpíada. A preocupação da população tem aumentado no sentido de que organizar um evento com dezenas de milhares de atletas, membros de delegações e jornalistas estrangeiros poderia acelerar as taxas de infecção na cidade e introduzir variantes que são mais infecciosas ou mortais.
A mídia japonesa relatou casos em que pessoas credenciadas para os Jogos foram vistas bebendo no centro de Tóquio ou violando quarentenas. "Esses incidentes também foram levantados na Assembleia Nacional e têm o potencial de prejudicar seriamente a reputação dos Jogos de Tóquio-2020 e de suas organizações", disseram os organizadores, referindo-se aos recentes relatos da mídia japonesa.
Os organizadores disseram aos participantes para "não visitarem restaurantes que abram depois das 20h ou que sirvam bebidas alcoólicas". "Mesmo depois de seus primeiros 14 dias no Japão, isso será percebido como uma visita a um negócio que opera ilegalmente e pode constituir um grave risco de reputação para você, sua organização e os Jogos de Tóquio 2020", afirmou a nota enviada aos agentes responsáveis por garantir que os participantes sigam os protocolos.
Os espectadores foram barrados de quase todos os eventos e infecções atingiram várias equipes que chegaram ao Japão menos de uma semana antes da cerimônia de abertura da competição, marcada para ocorrer na próxima sexta-feira.