Oxford diz que vacina tem boa reação imunológica com 2 doses

A Universidade de Oxford havia apresentado resultados em que foi aplicada 1 dose da vacina seguida de meia de reforço

17 dez 2020 - 14h33
(atualizado às 14h48)

A candidata a vacina contra Covid-19 da Universidade de Oxford tem uma reação imunológica melhor quando um regime de duas doses inteiras é usado, ao invés de uma dose inteira seguida por uma meia dose de reforço, disse a universidade nesta quinta-feira.

A candidata a vacina, que foi licenciada à AstraZeneca, publicou resultados provisórios de testes de estágio avançado que mostraram uma eficácia maior quando meia dose é seguida por uma dose inteira na comparação com um regime completo de duas doses, embora seja preciso mais trabalho para afirmar o resultado.

Publicidade
Funcionária é vista na Unifesp, em São Paulo, onde foram conduzidos testes para a candidata à vacina Oxford/AstraZeneca 
24/06/2020
REUTERS/Amanda Perobelli
Funcionária é vista na Unifesp, em São Paulo, onde foram conduzidos testes para a candidata à vacina Oxford/AstraZeneca 24/06/2020 REUTERS/Amanda Perobelli
Foto: Reuters

Os detalhes dos testes clínicos de estágio inicial e intermediário (fases I e II) divulgados nesta quinta-feira não fizeram referência ao regime de meia dose/dose inteira, o que a Oxford disse "não ter sido planejado", mas aprovado pelas agências reguladoras.

A universidade disse que explorou dois regimes de dosagem em teste de estágio inicial, um regime de dose inteira/dose inteira e um regime de dose inteira/meia dose, investigados como uma estratégia possível de "comedimento de doses".

"Mostrou-se que as duas doses de reforço da vacina induzem reações de anticorpos mais intensas do que uma única dose, e a dose padrão/dose padrão induz a melhor reação", disse a universidade em um comunicado.

A vacina "estimula funções amplas de anticorpos e células T", disse a Oxford depois de publicar dados adicionais dos testes das fases I e II.

Publicidade
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se