O Brasil registrou oficialmente nesta terça-feira 75 mortes ligadas à covid-19, segundo dados divulgados pelo Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass). Com isso, o total de óbitos oficialmente identificados soma 617.948.
Também foram confirmados 3.621 novos casos da doença, elevando o total para 22.219.477 desde o começo da pandemia.
Os novos dados não incluem os números de oito estados: Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Tocantins, Paraíba, Rio de Janeiro e Roraima, em razão de "indisponibilidade dos sistemas de informação do Ministério da Saúde", segundo o Conselho.
Diversas autoridades e instituições de saúde alertam, contudo, que os números reais devem ser ainda maiores em razão da falta de testagem em larga escala e da subnotificação.
A média móvel de novas mortes (soma dos óbitos nos últimos sete dias e a divisão do resultado por sete) está em 140, e a média móvel de novos casos, em 3.386.
O Conass não divulga o número de recuperados. Segundo o Ministério da Saúde, 21.493.235 pacientes no Brasil haviam se recuperado da doença até esta segunda-feira.
Já a taxa de mortalidade por grupo de 100 mil habitantes subiu para 294,1 no Brasil, a 11ª mais alta do mundo.
Em números absolutos, o Brasil é o segundo país do mundo com mais mortes, atrás apenas dos Estados Unidos, que somam mais de 809 mil óbitos, mas têm uma população bem maior. É ainda o terceiro país com mais casos confirmados, depois de EUA (51,2 milhões) e Índia (34,7 milhões).
Ao todo, mais de 276 milhões de pessoas contraíram oficialmente o coronavírus no mundo, e foram notificadas 5,36 milhões de mortes associadas à doença, segundo dados da Universidade Johns Hopkins.
Consórcio de Imprensa
Ainda sob o impacto do ataque hacker aos sistemas do Ministério da Saúde, o Brasil registrou 86 novas mortes por covid-19 nas últimas 24 horas. A média móvel semanal, que elimina as distorções entre dias úteis e fim de semana, ficou em 124. Os dados são do Consórcio de Veículos de Imprensa, atualizados na noite desta terça-feira, 21.
Os Estados de Sergipe, Acre e Minas Gerais não tiveram mortes. Já os Estados da Paraíba, São Paulo, Rio de Janeiro, Tocantins e Goiás não registraram dados novos sobre mortes causadas pela pandemia nas últimas 24 horas. Eles alegam instabilidade no sistema do Ministério da Saúde desde o ataque hacker registrado no dia 10 de dezembro. Ao todo, o Brasil tem 617.991 mortes causadas pela pandemia.
No intervalo de 24 horas, os novos casos notificados da doença ficaram em 3.844. O País chegou ao número de 22,2 milhões de casos da infecção desde março de 2020. A média móvel de casos nos últimos sete dias é de 3.320, inferior a registrada nesta segunda-feira, 20, de 3.497.
Os dados diários são reunidos pelo consórcio de veículos de imprensa, que é formado por Estadão, G1, O Globo, Extra, Folha e UOL, em parceria com 27 secretarias estaduais de Saúde, em balanço divulgado às 20 horas.
Com informações do Estadão Conteúdo.