O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira que outros países forneceram ótimos relatórios sobre a eficácia da hidroxicloroquina, reclamando que apenas as agências norte-americanas não conseguiram entender o benefício do medicamento para tratar a Covid-19.
As declarações de Trump, a repórteres na Casa Branca, foram feitas horas depois de a Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA, na sigla em inglês) revogar autorização de uso emergencial da hidroxicloroquina para tratar a Covid-19, apesar dos elogios frequentes de Trump à utilidade do medicamentos.
A decisão foi tomada depois que vários estudos sobre a hidroxicloroquina e a cloroquina sugeriram que os medicamentos não eram eficazes contra a doença respiratória provocada pelo novo coronavírus, incluindo um estudo amplamente divulgado no início deste mês que mostrou que as substâncias não conseguiram impedir a infecção em pessoas que foram expostas ao vírus.
Assim como Trump, o presidente Jair Bolsonaro também é um defensor do uso da cloroquina para tratar a Covid-19. Por determinação do presidente, o Ministério da Saúde passou a recomendar o uso do medicamento para tratar pacientes com a doença desde o início dos sintomas.