Saiu às 10h desta quinta-feira, 11, a lista oficial da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) com os 34 candidatos inscritos aptos para disputar a vaga de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que foi aberta com a aposentadoria do ministro Felix Fischer.
Surpreendeu na reta final a inscrição de Luís Cláudio Chaves, que pediu exoneração do cargo de assessor jurídico do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD). Ex-presidente da OAB em Minas Gerais, Chaves tem o nome defendido por Pacheco para o STJ e é hoje tratado como um dos candidatos fortes na disputa.
É tratada como favorita na disputa desde o início do governo Lula a advogada Daniela Teixeira, que tem a nomeação apoiada pela presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, pelo ex-presidente Rui Falcão e por outros caciques do governo Lula como os ministros Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário), Jorge Messias (Advocacia-Geral da União) e Márcio Macêdo (Secretaria-geral da Presidência).
Apoiado pelo ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), o jurista Otavio Luiz Rodrigues Junior, ex-conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), é também citado como um nome forte para entrar na lista sêxtupla.
Outro candidato tratado como influente no páreo é o advogado Márcio Fernandes, ex-vice-presidente-jurídico da British American Tobacco (BAT) em Londres, dona da antiga Souza Cruz, de onde se aposentou há dois anos. Ele também já foi conselheiro federal da OAB.
As inscrições para a disputa terminaram no dia 2 de maio. Com os candidatos inscritos, o Conselho Federal da OAB vai elaborar no dia 19 de junho uma lista com seis nomes mais votados pelos conselheiros a serem enviados para escolha dos ministros do STJ. Na sequência, em 23 de agosto, os magistrados fecham uma lista com os três mais votados no tribunal para que um deles seja nomeado por Lula para a vaga de Fischer. Nesse dia, os ministros do STJ também vão votar outras duas listas tríplices para vagas de ministro, reservadas a candidatos da magistratura, que foram abertas com a saída do ministro Jorge Mussi e com o falecimento do ministro Paulo Sanseverino.
Confira a lista dos 34 advogados inscritos para a vaga da OAB de ministro do STJ:
Amauri Bastos Santos
André Lopes de Sousa
André Luis Guimarães Godinho
Aurelino Ivo Dias
Cláudia Villela Leite Pinto
Daniela Rodrigues Teixeira
Elaine Bezerra de Queiroz Benayon
Elias Cidral
Emerson Kendi Nishimoto
Étilo Ferreira de Sá
Fabrício Mercandelli Ramos de Almeida
Flávio Crocce Caetano
Gleibson Lima de Paiva
Gustavo Passarelli da Silva
Henrique José Vieira Maia
João Alberto de Sá Barbosa
Juarez Casagrande
Lázaro Mendes de Carvalho Junior
Lucas Lima Ribeiro
Luís Cláudio da Silva Chaves
Luiz Cláudio Allemand
Marcelo de Almeida Pereira
Márcio Eduardo Tenório da Costa Fernandes
Márcio Messias Cunha
Maria Carolina de Melo Amorim
Mario David Prado Sá
Mário Luiz Delgado Régis
Nelson Wanderley Ribeiro Meira
Núbia Pereira Bragança da Costa
Otavio Luiz Rodrigues Junior
Sandro Gilbert Martins
Thiago Cézar Ferreira Mascarenhas
Vinicius Silva Lemos
Vivaldo do Amaral Adães